O pistache caiu no gosto dos brasileiros e ganhou protagonismo em sobremesas. A semente, que é uma das mais caras do mundo, se tornou ingrediente principal de sorvetes, bolos, tortas, chocolates e outras inúmeras criações. Assim como outras febres gastrônomicas, como aconteceu com a paleta mexicana, por exemplo, não é difícil encontrar produtos feitos com pistache em Cuiabá.
Leia também
De cozinha improvisada à banqueteira renomada: livro conta história de Leila Malouf e buffet de Cuiabá
Estudo da Vixtra, fintech de comércio exterior, com base em dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior, apontam que o crescimento de importações de pistache no Brasil deram um salto em 2023, chegando a US$ 8,8 milhões, o equivalente a 608 toneladas. Para comperação, em 2021, o total foi de US$ 2,8 milhões.
Apesar da febre do pistache nos últimos anos, a semente acompanha a culinária há centenas de anos sendo, inclusive, citado na bíblia. Evidências arqueológicas na Turquia e na Síria mostram que eram consumidas como alimento desde os anos 7000 a. C.
A Rainha de Sabá, soberana do antigo reino de Sabá que, segundo alguns pesquisadores, ficava localizado no leste da África, exigia toda a produção de pistache para uso próprio. A semente sempre foi associada ao luxo, por conta do preço.
Veja onde encontrar sobremesas com pistache em Cuiabá:
Cruffin com ganache de pistache - Cantinho do Levain
Sonho e croissant
Torta gelada no palito
Bolos e tortas
NY Roll
Gelado de pistache com geleia de frutas vermelhas