Imprimir

Notícias / Turismo

Guia e turistas se surpreendem ao ver onça pintada com quatro filhotes no Pantanal mato-grossense

Da Redação - Bruna Barbosa

Turistas que visitam o rio Paraguai, na região de Cáceres (MT), se surpreenderam ao avistar uma onça com quatro filhotes. A bióloga Neusa Arenhart explica que é mais comum as onças terem um a dois filhotes podendo, no máximo, chegar a três por ninhada. Por conta disso, as imagens impressionaram o grupo. 

Leia também 
Pistache vira febre na confeitaria: veja onde encontrar doces feitos com o ingrediente em Cuiabá

De acordo com Neusa, aparentemente os filhotes são da mesma ninhada. “Os casos com quatro filhotes na mesma ninhada são muito raros, mas podem acontecer”, explica. 

O fato foi registrado em vídeo pelo guia de turismo Tony Rodrigues, que leva turistas para a região há vários anos. Ele diz nunca ter visto uma onça com tantos filhotes ao mesmo tempo. “Foi emocionante ver essa mãe cuidando de quatro filhotes. E isso na margem do rio Paraguai, como se quisesse mostrar todo o seu orgulho”, conta ele.

Para a bióloga, a experiência foi gratificante. “Vendo os quatro filhotes já bem crescidos mostra que o zelo e o cuidado dessa fêmea foram muito bem recompensados. Foi uma ninhada bem-sucedida. Dificilmente uma mãe abandona seus filhotes. Ela cuida de todos até o momento de se desvencilharem e cada qual seguir seu próprio caminho, em torno de um ano e meio a dois anos de idade”, conta Neusa.
 
Imprimir