Imprimir

Notícias / Tecnologia

Cuiabanos criam aplicativo de celular que informa localização de contatos da agenda telefônica

Da Redação - Laura Petraglia

É uma preocupação freqüente nos dias violentos de hoje para os pais, saberem onde seus filhos estão, ou, para empresários que possuem vendedores externos, conseguir a localização exata de seus funcionários e com isso manterem boa produtividade nas empresas. Pensando nisso, cuiabanos desenvolveram o XMap360, um aplicativo gratuito de celular que desempenham essa função.

O aplicativo serve para localizar todos os contatos registrados agenda do celular, com a possibilidade de separá-los por grupos como família, amigos, trabalho e faculdade, entre outros. Assim, apenas ao abri-lo, o usuário já verá a exata localização de cada um deles em um mapa, visualizando o bairro, a rua e até a casa ou comércio onde a pessoa se encontra. Para isso, basta que a outra pessoa também tenha o APP.

Leia mais: Cuiabano cria programa que permite comunicação de pessoas que não falam e não se movem

“Com o crescimento da criminalidade em muitas cidades brasileiras, uma ferramenta que revele exatamente onde estão as pessoas que amamos é fundamental. O alto índice de sequestros e desaparecimentos é assustador e o simples fato de um filho ou um irmão não atender o telefone já nos preocupa”, disse um dos fundadores do aplicativo, Fábio Bogo.

Segundo ele, em casos como esse, o usuário pode garantir sua tranquilidade apenas clicando no aplicativo para confirmar que o adolescente está na escola ou que o irmão está trabalhando.
Além da localização, é possível também adicionar comentários sobre o local onde estão, traçar perímetros e permitir ou não serem localizados por outras pessoas em grupos específicos.

O XMap360 também promete auxiliar comércios e empresas com vendedores e funcionários externos, que não trabalham na sede da empresa. “Sempre ouvi queixas de pessoas que tinham dificuldade em gerenciar suas equipes de venda e de entrega de produtos porque não sabiam por onde, realmente, os funcionários andavam. Foram questões como essa que inspiraram nossa equipe a desenvolver essa ferramenta”, explicou Fábio, que trabalhou em parceria com Sebastião Araújo, desenvolvedor do APP para o sistema Android.

“Em viagens em família ou entre amigos, sempre nos preocupávamos com os companheiros na estrada, querendo saber onde e como estavam. Essa insegurança também serviu como mola propulsora para que nós criássemos essa ferramenta”, completou Sebastião.

O APP tem uma interface simples, prática e amigável, o que facilita o acesso. O aplicativo utiliza o mesmo plano de dados de internet que o usuário usa para ler e-mails e navegar, portanto, não gera nenhum custo a mais.

A instalação é rápida. Após baixar o APP por meio do Google Play ou no site www.xmap360.com, basta efetuar o registro pessoal, com nome, telefone e email. Ele não cobra nenhuma taxa extra, inclusive para localizar pessoas no exterior. Além disso, no caso de perda ou furto do celular, o usuário poderá localiza-lo rapidamente entrando no site e inserindo seus dados pessoais.






Imprimir