Imprimir

Notícias / Carreira

Curso gratuito ensina profissionais a analisar dados da educação no Brasil. Veja como se inscrever

Da Redação - Stéfanie Medeiros

 Um dos desafios de professores, jornalistas e profissionais da comunicação é interpretar e entender dados. Por conta disto, a Fundação Lemann e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo abriram as inscrições para o curso online “Investigando a qualidade da educação com dados públicos”.

Com um total de 50 vagas, o candidato pode se inscrever clicando aqui até o dia 18 de novembro, precisamente às 23h59. Basta preencher o formulário online e esperar os resultados as seleção, no dia 20 de novembro. As aulas se iniciam no dia 25 do mesmo mês.

Durante três semanas, os selecionados serão apresentados à plataforma QEdu, desenvolvida pela Fundação Lemann, e conhecerão em detalhes os principais indicadores de qualidade e avaliações da educação no Brasil.
As aulas abordam também as relações possíveis desses indicadores com índices como o PIB (Produto Interno Bruto), o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) e o investimento em educação.

Serão ensinados, ainda, recursos de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) voltados à análise desses dados. O objetivo é fornecer aos jornalistas ferramentas para produzir reportagens que vão além de rankings e contribuam para melhorar o debate sobre educação no país.

O curso será ministrado pelo jornalista Ricardo Meirelles, diretor da PrimaPagina e ex-editor do site do PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas) no Brasil, e pelo economista Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann.

Excepcionalmente, esta primeira edição do curso será gratuita, mas as outras três, programadas para acontecer ao longo de 2014, serão pagas. Em junho de 2012, já foi realizada uma edição presencial deste curso.
Imprimir