Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Novembro Azul é dedicado a conscientização do cancêr de próstata

Da Redação - Priscilla Silva

Do rosa para o azul. A campanha de conscientização  contra o cancêr continua no mês de novembro, mas agora é a vez do azul, a cor que representa a masculinidade, e o objetivo é chamar a atenção dos homens quanto ao câncer de próstata e outras doenças. Pensando nisso, os servidores da Prefeitura de Cuiabá estão entre os que aderiram à campanha “Novembro Azul”.

Leia mais:Dermatologista dá dicas de cuidados com a pele durante a gestação
Outubro Rosa chega nesta quarta-feira com palestras no bairro Campo Velho

A campanha foi lançada em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, com o tema “Um Toque, um Drible”. A intenção é mostrar a importância de se ter um diagnóstico precoce da doença para que as chances de cura sejam maiores.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2012, mais de 60 mil novos casos da doença foram identificados. Atualmente, o câncer de próstata está em segundo lugar no ranking das doenças que mais atinge os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Para identificar a doença é preciso que o homem realize o exame do toque retal e um exame de sangue. Segundo a SBU, em 90% dos casos de câncer de próstata descobertos em estágio inicial podem ser curados.

O preconceito com o exame está entre os obstáculos a ser enfrentado na campanha, uma vez que muitos protelam a realização dele e quando realizam são surpreendidos por um diagnóstico avançado da doença.

Fernando Capilé é um dos servidores da Prefeitura de Cuiabá que apoiam a campanha e defende que seja extinto o preconceito contra o exame. Ele propõem que os homens criem o hábito de frequentar o consultório médico tanto quanto as mulheres.

“Precisamos conscientizar todos sobre a importância desse exame e para isso é preciso fazer com as pessoas percam o medo e a vergonha. Por exemplo, as mulheres têm uma grande afinidade com a figura do médico, têm o hábito de cuidar mais da saúde e nós homens não. E é isso que precisamos mudar”, sugeri.

Em outros países

Em vários países “Novembro Azul” é Movember e é mais que uma campanha de conscientização. Nesse período, os homens que cultivam bigodes ao estilo Mario Bros se reúnem e realizam debates sobre o câncer de próstata, depressão entre os homens, e outros temas relacionados à saúde. Esse movimento iniciou em 2003 na Austrália aproveitando o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata realizado no dia 17 de novembro.
Imprimir