Imprimir

Notícias / Turismo

Bonito, MS, é eleita melhor destino para turismo responsável no mundo

G1

 A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi eleita o melhor destino de turismo responsável no mundo em uma premiação internacional.
O prêmio, chamado World Responsible Tourism Awards, foi entregue nesta quarta-feira (6) em Londres, durante o World Travel Market (WTM), um dos maiores eventos de turismo do mundo.

Além da categoria vencida por Bonito (de melhor destino de turismo sustentável), foram premiadas outras sete categorias. Entre elas, o melhor projeto para a economia local, para a proteção das crianças e para a proteção da água.
O vencedor da categoria geral -- a principal do concurso -- foi um projeto holandês para conscientizar a respeito da violência sexual contra crianças no Nordeste do Brasil. A campanha foi criada pela agência de viagens TUI Nederland e veiculada em aeroportos da Holanda, com o título 'Say NO to child sex tourism in the Northeast of Brazil' (Diga não ao turismo sexual infantil no Nordeste do Brasil".
Voucher para controlar turistas
Em um texto, os jurados justificaram a escolha de Bonito citando o sistema de voucher para controle do número de turistas que existe na área. "A cidade é famosa por suas águas cristalinas, cavernas, montanhas e florestas com grande diversidade de vida selvagem. À medida que os turistas começaram a chegar, emergiram preocupações: havia medo de que o turismo não regulado pudesse causar impacto ao meio ambiente", afirma o documento e finaliza: "Os jurados ficaram impressionados com o sistema de controle de turistas pelo voucher".
O voucher, que atualmente é digital, é registrado em nome de cada turista e deve ser entregue nos atrativos ou passeios escolhidos, para que o número de visitantes se mantenha dentro da lei.
Imprimir