Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Cabelos podem perder a vitalidade durante exercícios. Veja os cuidados que se deve tomar

Da Redação - Stéfanie Medeiros

 De acordo com o Ministério da saúde, mais da metade da população está acima do peso e 17% dos brasileiros sofrem com a obesidade. Com o objetivo de mudar este cenário, muitos mudam a alimentação e passam a se exercitar regularmente.

Leia mais: Vibradores podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, diz pesquisa

No entanto, a vaidade feminina por vezes pode falar mais alto quando o assunto é o cabelo. Algumas mulheres deixam de lavar por conta da chapinha, de um alisamento ou tratamento que fez. Outras fogem dos exercícios por ter que lavar o cabelo depois de todos os treinos.

O suor, os raios solares, o cloro, o sal e o rabo de cavalo causam estragos que não comprometem a musculatura, mas detonam a vida dos fios de cabelo, que necessita de cuidados antes, durante e após a malhação.

De acordo com a terapeuta capilar Sandra de Assis Maia, da clínica Alto Stima, os cabelos perdem nutrientes e sofrem maus tratos quando são amarrados, quando estão expostos ao suor e a outros fatores. “O suor toma conta do couro cabeludo e isso ocasiona o aparecimento ou agravamento da dermatite seborreica (placas no couro cabeludo que dão coceira e descamam de maneira intensa)”, explica.

Os fios quando recebem uma porcentagem maior de suor ficam opacos, sem brilho e muito oleosos, além de ficar menos resistente podendo se romper com facilidade. O nome dado a esse excesso de suor é hiper-hidrose que é causado pelo descontrole das glândulas.

O suor é composto de água, sais mineiras, cloreto de sódio e quando se faz uma atividade física pesada, o corpo produz muito suor, principalmente na região do cabelo e do couro cabeludo, que precisa respirar.

“Quando o suor está começando a secar o que sobrará na superfície da nossa pele, nos fios e couro cabeludo é exatamente uma camada de sal agindo sobre nosso corpo, é neste momento que o cabelo e couro cabeludo começam a sofrer ações negativas do sal sobre ele.” afirma a terapeuta.

Como cuidar dos cabelos antes das atividades físicas

1. Use creme de pentear unida em pequenas gotinhas de óleo vegetal (de sua preferência) antes do treino: Segundo Sandra, O óleo vegetal possui ação antioxidante para dar uma proteção duplicada aos fios fazendo com que ele combata os radicais livres e o ressecamento que o suor causa em nossos fios e couro cabeludo. O óleo de argan e o de abacate são os mais cotados nesse quesito anti-oxidação porque o óleo de abacate possui alto teor de vitamina A e vitamina E (que possui ação antioxidante e combate os radicais livres).

2. Lave bem os cabelos depois dos treinos, todos os dias: A terapeuta capilar explica que quando se chega da academia, o suor vai ter secado e o cabelo e couro cabeludo estarão infestados de sal fazendo, com que o fio resseque e fique frizado. Para reverter esse quadro a lavagem é muito importante.

3. Hidrate o cabelo: Quando o couro cabeludo está limpo, ele respira livremente, ajudando os fios a receber os nutrientes essenciais. É importante tratar o cabelo com uma boa hidratação, pois isso ajuda o brilho a voltar e fortalece os cabelos. Os condicionadores mais indicados para dar vida aos fios devem conter silicone, poliquartenium, D-pantenol e proteína. O ideal é hidratar uma vez por semana se o cabelo for quimicamente tratado e de quinze em quinze dias para cabelos saudáveis.

4. Prenda o cabelo de forma adequada na hora dos exercícios: É necessário prender os cabelos com elásticos forrados de tecido, nunca utilize elásticos sem este forro, eles podem quebrar seus fios. “Além de prender de modo adequado, é recomendado também a utilização de uma faixa para prender a franja e laterais, tirando todo o contato com a pele. Não é recomendável forçar a franja e laterais com o peso total do cabelo, pois o excesso de tração pode ser prejudicial a raiz do cabelo. Muitas pessoas prendem os cabelos para um lado só da cabeça, isso prejudica os fios. Esse método é recomendado para homens também”, explica Sandra.
Imprimir