Imprimir

Notícias / Comportamento

Veja foto do cometa LoveJoy e se registre para participar do evento de observação

Da Redação - Stéfanie Medeiros

 Com os cometas LoveJoy, ISON, Encke e Linear visíveis em Mato Grosso através de telescópios, o astrônomo amador Eduardo Baldaci preparou um evento para que a população possa observar o belo e raro fenômeno presente no céu.

Ver um fenômeno destes ao vivo nem se compara com vê-lo em fotos. Para aqueles que não possuem o equipamento, mas apreciam a singularidade da astronomia, Baldaci montará um posto de observação no Distrito de Aguaçu, em Cuiabá, de sexta (22) para sábado (23) e depois de sábado (23) para domingo (24).

O local de observação será uma propriedade particular emprestada para o evento, que por ser distante e isolada, permite uma visão melhor dos astros. A ideia é chegar na estância por volta das 20h de sexta-feira, e depois de sábado, e permanecer até o amanhecer do dia seguinte.

Para garantir a segurança do evento e ter controle de quem vai, o participante terá de fornecer nome e RG, fazendo seu registro e confirmando presença clicando aqui.

Baldaci ressalta que o local é rústico e não possui quartos ou outros confortos. Dois banheiros estarão disponíveis para emergências. O astrônomo lembra ainda que é necessário levar repelente, agasalhos e ir de calça comprida, pois o ambiente de mata nativa abriga animais peçonhentos, mosquitos e insetos.

Para não atrapalhar na observação dos cometas, os participantes também devem evitar lanternas, máquinas com flashes e faróis altos. No entanto, como o local é rústico, as lanternas necessárias para locomoção de um lugar para outro devem estar cobertas com celofane vermelho, pois desta forma não prejudicam a visão de quem está no telescópio.

Baldaci recomenda ainda que as pessoas levem cadeiras dobráveis para esperar sua vez no telescópio, bem como comidas leves e bastante água. Bebidas alcoólicas não vão ser permitidas e cigarros não são recomendados pelo risco de incêndio em região isolada de mata.

Serviço

Para os interessados em participar do evento, clique aqui para se registrar. A lotação máxima de cada dia é de 60 pessoas.
Imprimir