Imprimir

Notícias / Gastronomia

Dega resgata alimentação saborosa e tranquila em antigo endereço da 24 de Outubro

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

A casa da Vó Argemira, na charmosa Rua 24 de Outubro, há 60 anos costumava estar sempre cheia de amigos, reunidos em torno de uma mesa para conversar e provar os quitutes da dona da casa. Argemira tinha o dom de reunir pessoas e sabores.

Hoje, na mesma casa, intacta, funciona o Casarão da Dega, um pequeno e aconchegante bistrô que há apenas um mês serve refeições na hora do almoço. Cristiane Dorileu e sua mãe, Dega Dorileu, comandam o local, que ainda inspira o dom de décadas passadas, reunir pessoas e coisas gostosas.

O restaurante tem mesmo cara de casa, no melhor estilo “comfort food”, que remete a comida caseira, “comida de mãe”, comida de vó”, com um clima aconchegante, tranquilo, pratos simples, muito bem preparados, temperados com muito carinho e boas memórias.

Espaço Cultural se 'disfarça' de restaurante e serve comida caseira

 Esse clima saboroso de comida aconchegante (ou vice-versa) tem enchido de sorrisos Cristiane e sua mãe. A filha cria os pratos, cuida das compras e dos clientes. Atende pessoalmente mesa por mesa, servindo. A mãe coloca a mão na massa, literalmente.

Dega trabalhou por 6 anos em um bistrô famoso de Chapada dos Guimarães, depois, em Cuiabá, fazia comida para eventos e também vendia pratos congelados.

Mãe e filha uniram-se e, em 24 de Outubro de 2012, na rua de mesmo nome, abriram o Casarão, que inicialmente vendia massas e empadões. A ideia de servir refeições veio depois e foi bem vinda.


“Eu já me assustei desde o primeiro dia, quando foi chegando gente, chegando gente eu não sabia como essas pessoas tinham ficado sabendo. E tem sido assim, sem publicidade nenhuma, só no boca a boca”, diz Cristiane, sempre com um sorriso no rosto.

Taberna Portuguesa alia a tradição e o novo em bacalhau e frutos do mar

O Casarão da Dega funciona de terça a sábado, das 11h30 às 18h com a venda de massas e empadões, e até as 14h servindo almoço. De terça a quinta há o prato do dia e buffet livre de saladas, por R$ 16,90 por pessoa. Na sexta, o valor é o mesmo, mas os pratos homenageiam a gastronomia cuiabana.

Aos sábados, Dega acorda cedo para fazer massas caseiras, que algumas horas depois são servidas bem fresquinhas, no Buffet livre de saladas e massas, R$ 29,90 por pessoa. Raviólis, espaguete, talharim, molho de ossobuco, bolonhesa, branco, ravióli de carne seca com abóbora, ravióli de queijo... Tudo caseiro.

Para sobremesa há opções de doce de caju, torta de limão, pudim e mousse de maracujá.

O Casarão da Dega está localizado na Rua 24 de Outubro, 976, bairro Goiabeiras. Informações e encomendas pelo telefone 3324-0045.


Crédito fotos: Lucas Bólico/OD
Imprimir