Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Teatro de Rua marca última etapa do Cena Mato Grosso que encerra em Cuiabá nesta semana

Da Redação - Marianna Marimon

O teatro invade as ruas de Cuiabá nesta segunda-feira (2) quando se inicia a terceira e última etapa do Festival de Teatro Cena Mato Grosso 2013, que em uma homenagem adotou o tema “Mostra Zé Bolo Flô de Teatro de Rua”, para relembrar uma lenda do folclore cuiabano, que transitava pelas ruas da cidade em outros tempos. Serão 10 grupos teatrais que trarão espetáculos e oficinas gratuitas. A programação encerra no próximo sábado (7).

Leia mais: Esperança da cultura está há 10 anos parada no Congresso Nacional; conheça a PEC 150/2003

A cerimônia de abertura acontece às 18h30 na terça-feira (03/12), na Praça da República. Todos os espetáculos têm entrada franca e, em alguns casos, os ingressos devem ser retirados com antecedência. "Nossa proposta é tocar o público através das mais diferentes apresentações cênicas, ocupando os espaços urbanos e perpetuando a imagem deste folclórico personagem cuiabano", explica Jefferson Jarcem, ator e fundador do Tibanaré, grupo teatral que organiza esta etapa do Cena MT.

As fases anteriores do evento, que aconteceram em Primavera do Leste e Alta Floresta, foram capitaneadas, respectivamente, pelos grupos Faces e Teatro Experimental. Vale o registro de que o Cena MT é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com esses três grupos mato-grossenses.

São espetáculos em locais públicos como ruas e praças e outros em espaços dentro de instituições públicas, oficinas e os tradicionais cortejos cênicos que circulam pelas ruas em locais movimentados, divulgando o evento e conclamando a população a comparecer.

Participam do festival sete grupos de Mato Grosso e mais três de outros estados. São eles: Ânima (Cuiabá/MT), Bubuia (Rio de Janeiro/RJ),Confraria dos Atores (Cuiabá/MT), Faces (Primavera do Leste/MT), Maria Cutia (Belo Horizonte/MG), NÓ (Nova Olímpia/MT), Teatro Experimental (Alta Floresta/MT), Teatro que Roda (Goiânia/GO), Tibanaré (Cuiabá/MT) e Vostraz (Várzea Grande/MT).

Além dos espetáculos, acontece a exposição "Baú Cênico", com indumentárias dos grupos e o seu respectivo valor memorial. A exposição fica aberta desta segunda-feira até sábado, e a visitação pode ser feita das 13h às 19h, no Salão Social do Palácio da Instrução.

Na terça-feira, a partir das 10 horas, acontece a mesa redonda "Teatro de MT: Passado, presente e futuro", com participação dos convidados Carlos Ferreira, Amaury Tangará, Tony Nicolas, Luiz Carlos Ribeiro e Gilberto Nasser. A mediação será feita por Juliana Capilé.

Programação

Segunda-feira (02/12)

17h - Calçadão da Galdino Pimentel: "Dom Quixote", com o grupo Teatro que Roda (livre)

19h30 - Praça da República: "Arlequim, servidor de dois patrões", com o Teatro Faces (livre)


Terça-feira (03/12)

18h - Ruas do centro de Cuiabá: intervenção teatral "Andarilho das Estrelas", com o Tibanaré (livre)

20h - Pavilhão das Artes do Palácio da Instrução: "Rusga", com a Confraria dos Atores (16 anos)


Quarta-feira (04/12)

10h - Auditório do Palácio da Instrução: mesa redonda com participação dos grupos

17h - Praça da República: "Entre o amor e a espada", com a Cia. Bubuia (livre)

20h - Clube Feminino: "Estrela Maria", com a Cia. Vostraz de Teatro (livre)


Quinta-feira (05/12)

19h - Praça Alencastro: "Segredos de Liquidificador", com o Pessoal do Ânima (14 anos)

Sexta-feira (06/12)

17h - Praça da República: "Na Roda", com o grupo Maria Cutia (livre)

Sábado (07/12)

09h - Praça Bispo Dom José e Praça da República: intervenção performática "A Busca", com o grupo NÓ (livre)

19h - Pavilhão das Artes no Palácio da Instrução: "Incomodo-te", com o Teatro NÓ (14 anos)

20h30 - Clube Feminino: "A Santa Joana dos Matadouros", com o Teatro Experimental de Alta Floresta (12 anos)

Imprimir