Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Vinte minutos de exercício melhora o humor e cria novas células cerebrais, diz pesquisa

Da Redação - Stéfanie Medeiros

A rotina diária pode ser algo estressante. Esta falta de paz mental pode ser o motivo de diversas dificuldades, como, por exemplo, baixa na imunidade, instabilidade emocional, produtividade prejudicada e dores no corpo.

Leia maisResoluções de fim de ano: 79% desistem nas primeiras tentativas, saiba como conseguir cumprir lista

Se você quer mudar este cenário, há algo simples que pode ser feito. E, além de simples, tem baixo custo. Antes de começar seu dia, faça exercícios físicos durante 20 minutos logo cedo. Estes poucos minutos pela manhã podem fazer as outras 24 horas mais fáceis.

Pesquisadores americanos da Universidade de Geórgia, nos Estados Unicos, descobriram que adultos que antes eram sedentários, mas que começaram a fazer os vinte minutos de exercícios, variando de baixo à médio o nível de intensidade aeróbica, de três à seis vezes na semana, declararam sentirem-se menos cansados e com mais energia.

A pesquisa também mostra que mesmo aqueles que fazem exercícios em horários alternativos mostram uma melhora de humor. Até mesmo cinco minutos de exercício moderado pode criar um efeito de aprimorar o humor.

Outro estudo pegou o mesmo tema, mas focando nos efeitos de longo prazo dos exercícios. Os pesquisadores da Universidade de Vermont descobriram que treinamento aeróbico de intensidade moderada, com uma média de 112 batidas por minuto, aprimora o humor por aproximadamente por doze horas depois dos exercícios.

A pesquisa também concluiu que, além da melhora no humor, você se sentirá mais inteligente após os exercícios. Isto se dá porque durante a aeróbica, o exercício estimula a criação de novas células cerebrais, que, por conta da atividade, são mais ativas.

Então, se você ainda não tem uma resolução de ano novo e anda muito estressado no dia a dia, esta é uma boa alternativa para que as coisas sigam mais sutilmente no cotidiano e que 2014 comece com nova cara.
Imprimir