Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Jardim vertical: Paredes verdes retomam frescor da natureza em ambientes urbanos

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Na cidade de Pittsbourgh, nos Estados Unidos, a sede de um banco construiu o que é considerada a maior parede verde do mundo. O tamanho do “jardim vertical” equivale a duas quadras de tênis colocadas lado a lado e ocupa mais de seis andares do edifício.

Leia mais: Árvores frutíferas são tendência, mas flores ainda dominam mercado; Veja fotos

A parede verde, composta de vasos com os mais diversos tipos de plantas, não é algo novo. Mas com a crescente urbanização e verticalização das cidades, está se tornando uma opção popular entre aqueles que não dispensam um toque de natureza no ambiente.

Além do aspecto estético, tais paredes tornam-se grandes aliadas em ambientes muito quente, pois ajudam a diminuir a temperatura do local. Outros pontos positivos de uma parede verde são o fato de ela absorver os ruídos, diminuindo assim a reverberação nas paredes de concreto.

De acordo com Valdete Scedrzyk, uma das proprietárias do viveiro “verde que te quero verde”, explica que o primeiro passo para se construir uma parede verde é decidir o tipo de planta que será utilizada. Para isto, é necessário analisar a localização da parede para determinar se as mudas ficarão no sol ou na sombra.



Feito isto, basta escolher uma planta que se adapte ao local e clima. A construção de uma parede verde é relativamente simples: primeiro, fixa-se a tela no concreto e depois é os vasos são encaixados em fileiras, de forma vertical. “Isto não é algo novo, mas devido ao calor de Cuiabá e a falta de espaço, está se tornando cada vez mais popular”, explicou Valdete.

A manutenção deve ser feita mensalmente, repondo o adubo para que as plantas continuem crescendo e não apodreçam. A pessoa também deve estar atenta à retirada de mudas mortas e à irrigação. “Feita a manutenção, não tem segredo. É um jardim vertical e traz ao ambiente aquele frescor da natureza”, concluiu a proprietária do viveiro.

Serviço

Endereço: Av. Miguel Sutil, 10700 – Bairro Vila Militar/Jardim Primavera – Cuiabá-MT,
Contato: (65) 3322-6038
Imprimir