Imprimir

Notícias / Política Cultural

Prefeitura de Cuiabá abre oficinas de formatação de projetos para o Fundo Municipal de Cultura

Da Redação - Marianna Marimon

Fazer cultura exige empenho, dedicação, e acima de tudo amor. A cultura ainda continua sendo relegada ao último plano e quando há um sopro de renovação na área, quem faz e vive disso, volta a se animar para enfrentar esta batalha diária. Um destes sopros serão as oficinas de formatação de projetos para o Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura de Cuiabá, que vem de encontro com o edital que está em vigor até o dia 15 de fevereiro.

Leia também: Prefeitura de Cuiabá disponibiliza R$1,3 mi em edital para projetos culturais; Confira

A Prefeitura de Cuiabá inicia a partir da próxima segunda-feira (20), as oficinas que são gratuitas e abertas ao público. As oficinas ocorrem nos dias 20, 21, 27 e 29 em locais diferentes, sempre às 19h.

A iniciativa visa aprimorar a elaboração dos projetos em diversos segmentos artísticos por parte dos participantes, que ao longo da oficina vão receber orientações teóricas e práticas para que tenham condições de entender e tirar dúvidas sobre como funciona o processo do edital e possam cadastrar projetos culturais sem intermédio de terceiros.

O laboratório será conduzido pelo secretário-adjunto de Cultura, José Paulo Traven. Para participar, os interessados devem comparecer a um dos locais indicados, em apenas um dos dias. Não há restrição de idade.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, esclarece que não há problemas quanto à atuação de um intermediador, porém, com esta oficina o participante vai estar apto para melhor investir em seu trabalho.

“Presenciamos, no dia-a-dia, diversas situações em que o artista pretende cadastrar um projeto de exposição, por exemplo, e não sabe como conduzir os procedimentos ou participar do edital. Com isso, o intermediador acaba cobrando por algo que não teria custos se fosse feito expositor”, explicou o secretário.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS:

Dia 20 de janeiro (segunda) - Secretaria Municipal de Cultura – Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro.

Dia 21 (terça-feira) - Escola André Avelino Ribeiro, Avenida Dep. Osvaldo Cândido Pereira, 365, bairro CPA I.

Dia 27 (segunda-feira) - Central Única das Favelas (CUFA), Avenida Dr. Meirelles, 2845, bairro São João Del Rey.

Dia 29 (quarta-feira) – Museu do Rio, bairro Porto.

EDITAL: O edital de 2014 para apresentação de projetos culturais que pleiteiem incentivos do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, já foi publicado pela Prefeitura de Cuiabá e o prazo para inscrições segue até o dia 15 de fevereiro.

Podem ser cadastrados projetos nos segmentos de Cultura Popular, Folclore e Artesanato; Artes Integradas; Literatura; Música; Artes Cênicas; Artes Visuais; Cinema e Vídeo; e Patrimônio -material e imaterial.

Poderão inscrever projetos apenas produtores culturais que estiverem cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). O cadastro pode ser realizado através do sitehttp://sniic.cultura.gov.br/.
Imprimir