Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Por uma vida com menos estresse, seis atividades podem te livrar do cansaço

Doutíssima.com.br

Você já parou para pensar que relaxar não é necessariamente sinônimo de férias, sombra e água fresca? Você pode inserir atividades relaxantes e desestressantes na sua rotina, tornando sua vida mais leve e agradável. Nosso corpo e mente necessitam fazer pausas e repousos entre o trabalho, casa, estudos, entre outras atividades. Por isso é tão importante realizar atividades que nos deem prazer, nos permitindo de relaxar a mente e o corpo, e dando uma pitada de diversão no nosso dia-a-dia.

Leia também: Série de fotos Meus Quartos provoca o voyeurismo em autorretratos de nudez de brasileira

Separamos uma lista de atividades divertidas e desestressantes para você se inspirar e descobrir qual combina mais com você, confira:

1) Dança
Dançar é uma ótima atividade para relaxar, seja ela a que você preferir: salsa, forró, jazz, balé, flamenco, dança moderna, zumba… as opções são inúmeras! Não tem problema se você não fo profissional ou não leve jeito para dançar, o importante é se divertir, botar a energia pra fora e conhecer pessoas novas. A dança é um exercício físico extremamente completo, pois além de desenvolver a coordenação motora, ela estimula o ritmo cardíaco e promove a sustentação corporal. Além disso, ela pode ajudar na desinibição, a expressão individual e nas relações sociais.

2) Artes plásticas
Praticar artes plásticas é um exercício que estimula a criatividade, aumenta a coordenação motora e a desestressar. Esta atividade é tão importante para o cérebro que se tornou um ramo da psicologia: a arteterapia. Atividades criativas como a pintura, escultura e desenho entre outras, ajudam a aumentar seu autoconhecimento, a expressar emoções, eliminar o estresse e aumentar a autoestima.

3) Jardinagem
A Jardinagem, além de ser uma atividade muito terapêutica, é uma atividade recompensadora, pois você cuidará e dará atenção às suas plantas e terá em troca flores e até mesmo frutos, além de acompanhar o crescimento de suas plantinhas. Se você não tiver um jardim na sua casa, não tem problema: vasos ou floreiras também valem. Experimente praticar esta atividade e sentir como é gratificante manter uma relação de cuidado com suas plantinhas, observando seu desenvolvimento e fases. Conversar com suas plantas e fazê-las « escutar » musicas clássicas são atitudes que podem ajudá-las a crescerem mais saudáveis e felizes.

4) Ioga
Não é de hoje que sabemos que a Ioga tem o poder de relaxar a mente, melhorar a flexibilidade e desenvolver consciência corporal. A Ioga é uma filosofia oriental milenar, mas se tornou muito popular no mundo ocidental nos últimos anos. Você pode ter aulas de Ioga em quase todas as academias de ginástica e em escolas especializadas. Educadores físicos e até mesmo a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecem seus benefícios para o corpo e sua contribuição em tratamentos de saúde. Esta atividade não tem praticamente nenhuma contra indicação, pois existem diferentes modalidades de impacto.

5) Culinária
Cozinhar pode ser uma atividade que proporciona muito stress, mas também pode ser extremamente relaxante. Vai depender do seu interesse pela culinária, e em que situação você vai cozinhar. Cozinhar na sua casa, com bastante tempo livre, para amigos ou familiares pode ser uma tarefa muito prazerosa. Se esse é o seu caso, a arte de cozinhar ajuda a promover estímulos sensoriais (pois utilizamos todos os sentidos para comer), ajudar nas habilidades de planejamento e organização, e estimula a criatividade (pois é sempre melhor provar um prato diferente e bem decorado). Utilize esta atividade como pretexto para reunir amigos e familiares e se divertir!

6) Esporte
Quem disse que é preciso realizar atividades calmas para desestressar? A prática de esportes é a melhor aliada quando se trata de gastar energia, diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Além disso, o esporte proporciona diversos benefícios ao nosso corpo, como melhoria do ritmo cardíaco, capacidade pulmonar, agilidade e coordenação motora. Recomenda-se que o esporte seja praticado com frequência, com a assistência de um profissional.
Imprimir