Imprimir

Notícias / Turismo

Turistas são 'presos' em celas de penitenciária histórica na Austrália

G1

 Os corredores cheios de celas da Old Melbourne Gaol, prisão histórica aberta à visitação na Austrália, estão repletos de placas informativas sobre como era a rotina da casa de detenção durante seus mais de cem anos de funcionamento.

Mas, para os turistas que quiserem ir além das informações escritas, o estabelecimento da cidade de Melbourne oferece também uma opção extra: a chance de sentir na pele o que significa estar preso.

A simulação começa já na entrada no recinto. Sob o comando de um guarda uniformizado, os visitantes são dispostos em fileira e precisam deixar seus pertences no chão. Com cara de poucos amigos e as algemas no seu cinto tilintando enquanto caminha, ele vistoria o grupo, chama a atenção de algumas pessoas, dá ordens a todos.

Os “prisioneiros” são colocados então nas celas coletivas, que têm apenas um banco, uma privada, uma pequena janela gradeada e inscrições por todos os lados – essas, feitas por presos reais. A pesada porta é trancada e poucos minutos depois a luz se apaga e todos ficam às escuras.

Depois de um tempo, a porta se abre e os turistas são levados para a ala feminina, onde o ator que interpreta o guarda conta detalhes sobre a história da prisão e responde às perguntas do público.

A experiência dura pouco, mas pode ser aflitiva para os mais sensíveis. No dia da visita do G1, uma mãe tentava acalmar o filho de cerca de 4 anos que chorava durante o passeio. Mas no geral, a “Watch House Experience”, como é chamada a encenação, é um sucesso, e se tornou uma das atrações turísticas mais procuradas de Melbourne.

No final do tour, os visitantes podem tirar fotos como se estivessem sendo fichados pela polícia, segurando uma placa e com a marcação de sua altura no fundo.
Ned Kelly

O Old Melbourne Gaol funcionou entre 1845 e 1994. O detento mais famoso que passou por lá foi Ned Kelly, um fora-da-lei que é tido como herói por muitos australianos. Kelly, cuja história já inspirou diversos filmes, foi preso e executado por enforcamento no edifício em 1880.
Imprimir