Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Pediatra dá dicas de como saber se seu filho está ou não com diabetes; Confira

Da Redação - Stéfanie Medeiros

A diabetes é uma doença que assombra pessoas em qualquer idade, principalmente aquelas que são apaixonadas por doces. Caracterizada por um aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue, pode trazer diversos prejuízos à saúde, como, por exemplo, excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos em efetuar tarefas simples.

Leia mais: Exercícios físicos: Saiba quais os mais adequados para crianças em cada faixa estária

Em estágios mais avançados ou quando não tratada adequadamente, pode se tornar mais agressiva e perigosa. Complicações como ataques cardíacos, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, necessidade de amputar membros do corpo e lesões de difícil cicatrização passam a ser uma realidade e tornam-se fatal na maioria dos casos.

Um erro é achar que a doença vem com a idade, atingindo pessoas mais velhas. No entanto, a diabetes atinge tanto crianças, quanto adultos. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o tipo 1 da doença é uma das patologias endócrinas e metabólicas mais comuns na infância. Outro tipo que vem aumentando é a diabetes por resistência insulínica, causada por alimentação desequilibrada e aumento de peso.

De acordo coma pediatra do laboratório Cedic Cedilab, Natasha Slhessarenko, há certos tipos de comportamento que podem indicar que o pequeno esteja desenvolvendo a doença. Ela preparou sete dicas para ajudar no diagnóstico, lembrando que, no caso de o comportamento bater com os descritos abaixo, a criança deve ser encaminhada para cuidados médicos adequados o mais rápido possível.

Confira:

1. Se a criança está com uma sede intensa, preste atenção, pois sede é um dos sintomas da doença.

2. Seu filho tem constantemente fome e, ao invés de engordar, emagrece? Este também pode ser um indicativo.

3. A criança vai muito ao banheiro urinar, inclusive à noite? Urina em grande quantidade? Cuidado! A diabetes pode causar essas constantes idas ao banheiro.

4. O pequeno se queixa de visão embaçada? Fique atento, pois pode não ser problema oftalmológico.

5. Seu filho tem reclamado de câimbras e formigamentos? Se essas queixas são constantes, ligue o radar!

6. A criança frequentemente tem mal-estar, sonolência, fraqueza e tontura? Esses são sinais de alerta, procure um médico!

7. Se a criança tem, pelo menos, três das queixas relatadas anteriormente, procure um médico para investigação. O diagnóstico e o tratamento precoce da diabetes evitam possíveis complicações da doença.
Imprimir