Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

O joanete é hereditário, mas piora com o uso de sapatos inadequados

Eu Atleta

 O Halux Valgo, vulgarmente conhecido como joanete, é um desvio lateral do grande artelho (dedo). O avanço desta deformidade vai criando um desequilíbrio em todo o pé, e com o tempo o grande dedo perde a função fica rígido e doloroso.


A pressão do calçado provoca um alargamento da cabeça do dedo do pé formando uma saliência arredondada, que muitas vezes fica vermelha, inflamada e dolorosa.

O joanete pode ser produzido pelo uso de sapatos com bico fino ou com a gáspea - a parte da frente do calçado - muito baixa, pressionando os dedos. O salto muito alto desloca o peso corporal para frente do pé forçando todos os dedos, principalmente o grande artelho (dedão do pé).

Mas existe também o joanete congênito, aquele em que a pessoa já nasce com o desvio lateral do grande artelho, que pode aparecer durante a juventude ou na vida adulta, dependendo da utilização dos pés. Os pés planos e valgos podem gerar uma marcha inadequada sobre a borda interna dos pés. Há outros tipos de doenças articulares ou neurológicas que podem causar deformidade dos pés.

A proporção do aparecimento do joanete é de cinco mulheres para um homem. A queixa principal é a dor, desconforto, dificuldade para achar o sapato adequado. Aparecem calos na planta dos pés, dores na região anterior do pé e vários outros sintomas. Os tênis minimalistas, que possuem a parte anterior mais larga, são bastante confortáveis e não pressionam os dedos.

Como tratar:

Não há tratamento conservador definitivo para o halux valgo. Como atenuante, utilizam-se afastadores interdigitais noturnos, massageamento da região, sapatos especiais com a frente mais ampla, palmilhas de acomodação e proteção de malha para diminuir o atrito causado pelo calçado.

O que se deve fazer ?

Trabalhar os pés desde criança, caminhando na areia, fazendo natação, movimentando os pés para baixo e para cima, e fazendo movimentos circulares que fortaleçam os arcos plantares. Ficar atentos às primeiras deformidades e usar órteses para dormir, se for o caso.

Evitar sapatos apertados, com bico fino, com gaspe baixa, com tiras finas que pressionem o joanete para baixo ou para cima. O certo é usar tira mais larga cobrindo totalmente o joanete.

Estes cuidados são para evitar o halux valgo ou postergar o aparecimento e o agravamento do mesmo. Mas ele tem forte componente genético: o filho vai ter joanete no mesmo pé que os pais e os avós tiveram.

Exercícios na água

Nadar e caminhar dentro d’água, na ponta dos pés, nos calcanhares e apoiando na sola dos pés em diversas direções e em diferentes velocidades, são exercícios interessantes. É importante também fazer o movimento do mata-borrão, apoiando o calcanhar, depois o meio do pé, por ultimo os dedos.

O empuxo e a pressão hidrostática diminuem o peso corporal e você pode trabalhar força e flexibilidade sem abusar dos pés. Pedalar também é muito bom, dentro e fora d’água.

Na fisioterapia aquática mobilizamos todos os dedos em todas as direções, alongamos e fortalecemos através das nossas mãos, tirando partido das propriedades da água.
Vamos cuidar dos nossos pés com carinho, evitando problemas futuros.
Imprimir