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Notícias / Política Cultural

Coral infantil e juvenil do Pavilhão das Artes retoma atividades e terá artes circenses

Da Redação - Marianna Marimon

Respeitável público, abram alas para a retomada das atividades do “Coral Infantil e Juvenil do Pavilhão das Artes” neste sábado (22.03), às 9h, com 30 alunos inscritos. O projeto de musicalização, idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade. Além de contribuir para uma efetiva consciência corporal e de movimentação do aluno.

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A oficina é anual e gratuita. Atende crianças com idades de 07 a 12 anos, todos os sábados, das 9h às 11h, sob a regência de Patrícia Ribeiro, que conduz os alunos com a interação da música com a recreação, com muitas brincadeiras.

“No primeiro dia estaremos fazendo uma interação musical das crianças com os pais, de forma lúdica, e informaremos como serão as aulas neste ano”, comunica a regente.

Nesta temporada de 2014 haverá a inclusão do trabalho cênico do Grupo Teatral Tibanaré, com a recreação no formato do “clown”, o palhaço. O repertório é composto por músicas “Recanto de paz”, de Habel dos Anjos, “A lua”, de composição folclore popular, Henrique Neno e Zuleica Arruda, “Já mandei fazer, já mandei buscar”, de Habel dos Anjos e João Ormond, entre outras.

Arte e Educação

O uso da música na educação ajuda na concentração das crianças, desperta novos estímulos, desencadeando o gosto de cantar. Amplia o seu processo de criação e interação, e aliado a arte cênica possibilita novas maneiras de resolver conflitos e emoções.

A partir do uso da música, do canto, do teatro os alunos adquirem senso de organização de conceitos e de regras, pois quanto mais tem contato e oportunidade de conhecer a música em toda a sua essência, mais poderão sentir as emoções e as sensações obtidas por meio desta.

Permite uma melhor aquisição da linguagem por parte dos alunos, como a melhora da leitura e interpretação de texto. A criança deve ser incentivada a improvisar e inventar canções, como as paródias, por exemplo.

É com experiências musicais que se poderá desenvolver o pensamento lógico do aluno, pois por meio de estímulos dos sons e ritmos das músicas, é possível causar sensações diferentes neles. Pois cada um sente e canta de acordo com as suas origens, ou os seus desejos, e conforme a sua sensibilidade.

Musicalização

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical. As atividades permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.

O Palácio da Instrução está localizado na Rua Antônio Maria, 150, no Centro de Cuiabá. Mais informações pelo telefone 3613-9230.

(Com assessoria)

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