Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Nesta quinta tem “Maresias” e programação no interior na Mostra Infantil de Teatro

Da Redação - Stéfanie Medeiros

A peça é uma fantástica história de um amor entre um homem solitário que brinca numa praia deserta, onde cria um menino de areia. Numa brincadeira entre criador e criatura, eles se divertem juntos e, quando o menino de areia fica sozinho, sonha com uma bela sereia que o chama das profundezas do mar.

Leia mais: Boas risadas e muita alegria é o que promete a programação da Mostra Internacional de Teatro Infantil nesta quarta-feira

É assim que a peça teatral “Maresias”, da Cia Fios de Sombras (SP), começa. Ela será exibida nesta quinta (27), na Mostra Internacional de Teatro Infantil, com sessões às 9h e 15h, voltadas ao público escolar. A Cia Fios de Sombras nasceu com a vinda ao Brasil do diretor e dramaturgo uruguaio radicado na Argentina Rafael Curci, conceituado teórico no teatro de títeres e que assina a direção artística dos trabalhos do grupo, todos escritos por ele.

Composta também pelo ator e iluminador Lucas Rodrigues e pela bailarina e atriz Paloma Barreto, a Cia, já considerada uma das grandes expoentes do teatro de formas animadas no Brasil, utiliza o aprofundamento e pesquisa nas diversas técnicas desta linguagem em cada um de seus espetáculos para formar um amplo e variado repertório visando disseminar suas infinitas possibilidades estéticas.

Internacional

A quinta também será marcada pela apresentação da atração internacional da Miti, a Cia Liberarte de Teatro, do Chile, que traz aos palcos mato-grossenses o espetáculo “Talento Cósmico”, uma sátira dos populares programas de auditório, onde os concorrentes são seres de outras galáxias e o júri é o público. Gargalhadas garantidas. A apresentação acontece na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 9h. e 15h.
 
A Cia Liberarte nasceu em 1997, quando o ator Sérgio Liberona retornou ao Chile, após passar muitos anos viajando pela Argentina com a família no grupo de Teatro de Marionetes Professional, com o qual foi premiado em diversos festivais em Buenos Aires (Argentina), onde viveu por 14 anos.
 
A Cia Liberarte vem se apresentando em diversos países da América do Sul e já recebeu os prêmios de Melhor Boneco em espectáculo de teatro em Gral Centro Cultural San Martin, Buenos Aires; Revelação do Festival Internacional de Marionetas Buenos Aires e Melhor espetáculo no National Theatre Festival Infantil, entre outros.
 
A entrada para os espetáculos é um brinquedo novo ou usado em bom estado. As sessões voltadas ao público escolar, entre os dias 25 e 28 de março, no Cine Teatro Cuiabá, encontram-se com a lotação esgotada. As demais no fim de semana estão abertas ao grande público.
 
Oficinas para educadores

Nesta quinta (27), continua a Oficina de Teatro de Sombras para professores, com a artesã Micheli Sierra, que dará continuidade à incursão dos participantes nos segredos desta técnica milenar, utilizada principalmente pelos povos orientais e que ainda hoje surpreende as plateias. Além da confecção dos objetos de cena, serão repassadas técnicas de iluminação e confecção da caixa de apresentações.

A atividade acontece no Museu de Arte Sacra, das 14 h às 17h e é gratuita. Amanhã (28) será o encerramento da oficina. A Miti é uma realização da Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso (Acenica), com produção da Ação Cultural, patrocínio da Plaenge, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), da empresa John Deere/ AgroBaggio e do Ministério da Cultura. Tem como parceiros o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), a Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde e a Prefeitura de Cuiabá e o apoio da UFMT.
Imprimir