Imprimir

Notícias / Política Cultural

Aniversário de Mato Grosso homenageia linguajar cuiabano

Da redação - Bruna Gomes

No aniversário de 265 anos Mato Grosso a Secretaria de Estado de Cultura pretende fazer uma celebração à altura da cultura regional. Com sarau lítero-musical, cortejo e hasteamento da bandeira, haverá espaço para a culinária, poesia, música e principalmente o linguajar cuiabano, que ganha status de Patrimônio Imaterial do Estado durante a cerimônia.

Como pontapé, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) promove nesta quinta-feira (09) na Academia Mato-Grossense de Letras (AML), o sarau em questão, no qual artistas participam com uma encenação musical sob a direção do animador cultural Luiz Marchetti. “O linguajar cuiabano é um importante componente da cultura mato-grossense. São anos de histórias e vivências que preservaram nossa identidade e agora se torna patrimônio imaterial do Estado e de todos os cidadãos”, reforça a secretária de Cultura do Estado, Janete Gomes Riva. O evento começa às 8h e é aberto para toda a população cuiabana.

As atrizes Wanda Marchetti, Bia Correia e Rita Cássia Gonçalves Pinto apresentam uma interpretação cênica a partir de textos do poeta cuiabano Silva Freire (1928-1991). “São poemas que apresentam Mato Grosso, sua flora e seus aspectos”, destaca Wanda Marchetti. O poeta da casa, Avelino Tavares, também declama o poema de autoria própria, “Chão Moiado”. Rita Cássia irá cantar a composição “Pra Terra”, do músico cuiabano Maurício Detoni. Ainda na AML o Grupo Incluart, de crianças portadoras de síndrome de down, completa a programação com uma roda de siriri, dança típica do folclore mato-grossense.

“Chá cô bôlo”

Após o sarau lítero musical, a população será acompanhada num cortejo pelo saxofonista Bolinha e a banda de sopro Charanga Sonora até ao MT Fomento, antiga Casa dos Governadores, onde a poetisa Luciene Carvalho recebe a população com performance inspirada na cuiabania. “Declamarei um poema escrito especialmente para a ocasião, mostrando que poesia é um dos melhores frutos desta terra”, destaca Luciene. Uma intervenção entre os artistas Vital Siqueira, Jeniffer Reis e Raul Lázaro traz uma esquete tendo o “linguajá” como tema. “Jeniffer será a recepcionista da festa, consultora de eventos, Vital o turista que irá se deparar com a cultura e a cidade de Cuiabá e eu serei o cuiabano ‘Janjo’, que vai a festa. É neste momento que vem a surpresa”, conta o produtor cultural Raul Lázaro.

Em seguida, já na Praça Alencastro, as bandas da polícias Militar, Corpo de Bombeiros e do Exército se encontram para o hasteamento da bandeira ao som do Hino Nacional e do Mato Grosso, finalizando oficialmente o evento que comemora o aniversário do Estado.

Imprimir