Imprimir

Notícias / Música

Versão de ópera de Wagner com nazistas é cancelada na Alemanha

Terra

Uma polêmica versão de uma ópera de Wagner que estava em cartaz em uma das principais teatros da Alemanha foi cancelada por incluir cenas de violência envolvendo nazistas na Segunda Guerra Mundial.

O teatro Opernhaus de Dusseldorf informou que algumas pessoas na plateia tiveram de ser atendias por um médico após uma exibição da ópera Tannhäuser.

Mas o diretor do espetáculo, Bukhard Kosminski, teria se recusado a fazer mudanças na ópera, que na montagem se passava em um campo de concentração durante o Holocausto.

O espetáculo trazia cenas como a de judeus sendo executados, uma família tendo a sua cabeça raspada antes da execução e cenas de pessoas sendo mortas em câmaras de gás.

"Após termos considerado todos os argumentos, chegamos à conclusão que não podemos justificar um impacto tão extremo em nosso trabalho artístico", disse um comunicado da companhia de opera Deutsche Oper am Rhein, responsável pelo espetáculo.

"Com grande preocupação, notamos que algumas cenas (em especial a cena de execução) foram recriadas de forma muito realista, causando transtornos psicológicos e físicos" a alguns membros da plateia, de acordo com o comunicado.

'Protestos violentos'

A casa de óperas disse ter de respeitar a liberdade artística do diretor e que também tinha de fazê-lo por razões legais.

A administração do Rheinoper disse estar ciente que o "conceito e a implementação" da produção de Kosminski seria polêmica.

A produção, que teve sua estreia na semana passada, provocou "protestos violentos" na estreia, segundo jornais locais.

O líder da comunidade judaica de Dusseldorf, Michael Szentei-Heise, disse à agência de notícias Associated Press que "pessoas na plateia vaiaram e saíram batendo as portas ao deixarem o teatro em protesto". Ele qualificou a adaptação como sendo "de mau gosto e ilegítima".

A montagem original de Tannhäuser, que se passa na Alemanha da Idade Média, foi apresentada pela primeira vez na cidade alemã de Dresden, em 1845.

Ela se baseia na tradiconal balada do bardo Tannhäuser e conta com um concurso de canto no castelo de Wartburg.
Imprimir