Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Peça de Shakespeare ganha sotaque nordestino com “Sua Incelença, Ricardo III”

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Quando ouvimos aquele amigo ou parente dizer “vamos assistir uma peça de Shakespeare?”, geralmente vamos direto preparar um café. Mas e se a adaptação trouxesse leveza aos complexos textos do bardo? E mais: E se os deixasse com um tom de comédia?

Leia mais: Cheio de novas oportunidades, ator varzea-grandense conta sua experiência no Rio

É isto que propõe o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Baseado no texto “Ricardo III”, a peça “Sua Incelença, Ricardo III” traz a realeza de Shakespeare atrás de um nariz do palhaço, com o sertão nordestino de cenário.

O grupo apresenta-se na capital mato-grossense nesta quarta-feira (07), às 19h30, no Sesi Park, com entrada franca. O espetáculo ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra elisabetana.

Nesta montagem, os Clowns de Shakespeare é dirigido por Gabriel Villela e aterrissa no Centro Oeste, custeado pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Petrobras. Em Mato Grosso, já esteve em Alta Floresta e, em Cuiabá, tem produção local do Teatro Mosaico.

Em solo cuiabano, o grupo ainda ministra uma oficina de teatro aos interessados na terça-feira (06), sem custo.

“Sua Incelença, Ricardo III”

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, “Ricardo III” se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra.

No quesito vilão shakespeariano mais bem acabado e mais fascinante, Ricardo rivaliza com Iago, o vingativo personagem de Otelo. Nesta encenação que marca o encontro do grupo potiguar Clowns de Shakespeare com o encenador mineiro Gabriel Villela, a fábula britânica (e universal) ganha a rua e entra em fricção com o universo picadeiresco da cultura popular nordestina, além de referências do rock inglês contemporâneo, fechando o elo entre Nordeste do Brasil e Inglaterra Elisabetana.

Serviço

Peça “Sua Incelença, Ricardo III”
Data: Quarta-feira (07)
Horário: Às 19h30
Local: Sesi Park
Entrada franca
Imprimir