Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Quarta edição da "ExpoMãe" tem orquídeas como destaque e prossegue até domingo

Da Redação - Stéfanie Medeiros

As orquídeas pertencem a uma das maiores famílias de plantas existentes (a “Orchidaceae). Por conta disto, a variedade de formas, cores e tamanhos são abundantes e encantam o público. Além da produção de banulha através do fruto de algumas espécies, a orquídea tem o uso puramente ornamental.

Leia mais: Jardim não é feito só de plantas: Veja acessórios para complementar ambientação

Para aqueles que ainda não possuem uma destas flores em casa, mas gostaria deste novo tipo de vida no ambiente, acontece até este domingo (11) a 4ª EXPOMÃE. O evento trata-se da exposição e comercialização de belíssimas flores de várias espécies, com destaque às orquídeas.

Esta “feira de flores” é realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá, em parceria com a APAE/MT e o Orquidário Parecis Cuiabá. O horário de funcionamento da exposição é das 8h às 18h na Praça Pascoal Moreira Cabral, Centro Geodésico da América do Sul, na Avenida Barão de Melgaço em Cuiabá.

Sobre as Orquídeas

O nome “orquídea” vem do grego “όρχις” (órkhis) que significa testículo, e “ειδος” (eidos) que significa: aspecto, forma, referindo-se ao formato dos dois pequenos tubérculos que as espécies do gênero Orchis apresentam. Como este gênero foi o primeiro de orquídeas a ser formalmente descrito, dele derivou o nome de toda a família.

Embora sua distribuição seja bastante irregular, as orquídeas são encontradas praticamente em todas as regiões do planeta, com exceção da Antártida.

A predominância das espécies ocorre nas regiões tropicais, notavelmente nas áreas montanhosas, que representam barreiras naturais e isolam as diversas populações de plantas.
Imprimir