Imprimir

Notícias / Música

Crianças do projeto Flauta Mágica farão intercâmbio musical na Europa

Da Redação - Isabela Mercuri

Um grupo de crianças carentes de Cuiabá realizará em setembro um sonho até pouco tempo inimaginável. Os pequenos fazem parte do Instituto Flauta Mágica e viajarão para a Alemanha, Áustria e Suíça em um intercâmbio musical. A turnê internacional foi lançada para a imprensa e patrocinadores nesta quinta-feira (05), no hotel Gran Odara, em Cuiabá (MT).

Leia mais: Lançamento do 12° Festival de Cururu e Siriri acontece nesta sexta; Confira!

O Instituto existe desde 1998 no Bairro Jardim Vitória, periferia de Cuiabá, e é um projeto voltado para crianças e adolescentes em situação de risco, que aprendem música instrumental, balé e canto coral.

A turnê internacional do Instituto é uma forma de mostrar para outros países os projetos sociais que existem no Brasil e que dão certo. “O músico toca para mostrar seu trabalho. Já mostramos o projeto aqui no Brasil e agora temos que mostrar fora que a gente faz trabalho social sério, com responsabilidade e qualidade. Não é só para entreter crianças, é para forma-las músicos”, disse o maestro Gilberto Mendes, desenvolvedor do projeto.

A cônsul da Alemanha em Mato Grosso, Tânia Kramm da Costa, organizou o roteiro de viagem, que visitará museus de música, conservatórios e até uma fábrica de flautas, e também foi responsável pelos contatos para as apresentações. “Estes países são o berço da música clássica mundial. Tenho certeza que será um momento inesquecível”, afirmou.

As crianças estão felizes com a possibilidade de conhecer países tão diferentes. “Acho que esta viagem vai ser muito legal”, disse Emily Vitória dos Santos, de 9 anos. Já Raíssa de Lima, de 10 anos, está na expectativa. “A gente vai conhecer uma fábrica de flautas. Eu sempre quis conhecer uma!”, contou.
Imprimir