Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Com '25 Anos de Munganga', casal briga no palco do Cine Teatro Cuiabá

Da Redação - Priscilla Silva

A comédia “25 Anos de Munganga!” sobe ao palco do Cine Teatro Cuiabá e conta a trajetória de Mateus e Catirina, um casal do folclore nordestino que traz a ingenuidade do século passado no contexto comum dos dias atuais. São relatados os 25 anos de história do casal, em que Mateus, muito “matreiro”, sempre tenta ludibriar Catirina e ela, em sua defesa, tenta lhe dar “o troco”.

Secretaria de Cultura deve cobrar prestação de contas de produtores
Abravanela abravanou e a moda ficou mais romântica e tropicalista

Neste jogo de empurra-empurra o casal lava a roupa suja na frente de todos. A rotina diária fica escancarada na vizinhança. Eles discutem a relação po pouca coisa: por que deixou a toalha na cama, pela escova de dente, pelo creme dental, até as sogras e as peças intimas espalhadas pela casa. Tudo é motivo de discussão. 

A briga não envolve  apenas o casal, o público também pode interferir e opinar e tomar partido. “Na comédia 25 anos de Munganga é isso, o público é parte integrante do espetáculo, interferindo diretamente no desenrolar da peça”, comenta o diretor da peça Alberto Braynner.

Ainda segundo Braynner, Mateus e Catirina são personagens que vêm do Bumba Meu Boi. “Originalmente, os dois, são um casal de escravos de fazenda e têm uma vida na zona rural. Por tradição cultural a personagem de Catirina, na grande maioria dos estados Nordestino, é sempre interpretada por um homem”, lembra.

O texto é interpretado pelos atores Ivan Leite (Mateus) e José Brito (Catirina) da companhia MC Produções, de Recife-PE, que também são um dos autores da peça. O figurino é baseado nas origens folclóricas populares nordestinas da época escravista. A face branca dos personagens retrada a realidade da mesma época quando patrões caçoavam dos escravos. Idealizado pelo diretor e produtor Alberto Braynner, a cenografia é quase alegórica com estandartes inspirados no Carnaval de Pernambuco.

O público pode adquirir os ingressos para “25 Anos de Munganga” no site do Ingresso.com ou na bilheteria do Cine Teatro, das 14h às 18h. Nos dias do espetáculo das 14h até o início das apresentações. O valor é de 40 reais e 20 reais (meia entrada).

Show do Trânsito na Cidade!

De acordo com a assessoria de imprensa do Cine Teatro, a MC Produtora também apresenta na sexta-feira (17), um trabalho socioeducativo direcionado às instituições de Ensino Fundamental, e desenvolvido juntamente com o Detran-MT e Coordenadoria de Educação para o Trânsito. O espetáculo tem base nos valores "Gentileza, Respeito e Paciência" e tem formato de "game". As vagas estão disponíveis por meio de agendamento diretamente com a administração do Cine Teatro Cuiabá.

Serviço

O que: 25 Anos de Munganga
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Quando: Sexta-feira (17.05) e Sábado (18.05)
Hora: às 21h, e no sábado, às 20h.

Imprimir