Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Designer cria conceito de joia futurística que pode captar energia através do corpo humano

Hypeness

A designer industrial Naomi Kizhner, baseada em Jerusalém, criou uma linha de joias que parte do princípio básico de que nós somos uma fonte de recurso natural. Através de contato com a energia cinética captada do corpo humano, as peças sci-fi da linha “Energy Addicts” a transformam em eletricidade.

Este é “apenas” o trabalho de conclusão de curso de Naomi, focado na próxima crise de energia mundial. O protótipo de sua linha é um grande passo para encontrar novas origens de energia renovável. Feitas em ouro e biopolímero impresso em 3D, as joias são fixadas na pele através de uma perfuração simples da agulha, por onde a energia será captada através de movimentos simples e subconscientes, como o piscar de olhos ou o fluxo sanguíneo. “É um recurso natural constantemente renovado enquanto estamos vivos”, afirma a designer.

Cada uma das três peças da coleção tem suas particularidades. “The Blinker” é colocada na ponte nasal, entre as sobrancelhas e os olhos, gerando eletricidade quando piscamos o olho. Já o “E-Pulse Conductor“ fica na base do pescoço, ao longo da coluna vertebral e cria energia eléctrica a partir do sistema neurológico. Por fim, tem o “Blood Bridge“, modelo inserido no antebraço para colher energia através do sangue bombeado nas veias.

A parte mais importante deste projeto não está exatamente na tecnologia envolvida e sim na psicologia humana. A invenção traz à tona alguns questionamentos futuros, como “será que estaremos dispostos a sacrificar nossos corpos a fim de produzir mais energia?“. É o que pergunta Naomi com sua ideia ousada.

Assista abaixo ao incrível vídeo do projeto e sinta toda a energia fluindo:

Energy Addicts. from naomi kizhner on Vimeo.

Dá uma olhada nos exemplos:

Todas as fotos © Shahar Tamir
Imprimir