Imprimir

Notícias / Música

Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso celebra dez anos do Instituto Ciranda em concerto neste domingo

Da Redação - Lidiane Barros

Há uma década espalhando educação e cultura através da música, o Instituto Ciranda comemora seu aniversário em alto nível. A Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso se apresenta neste domingo, no Cine Teatro Cuiabá, às 19 horas, ao lado de um convidado ilustre, o solista Rennan Vicente. Das aulas do Instituto Ciranda para a Filarmônica de Goiás, ele vem galgando seu espaço na música de concerto do país. 

Orquestra Jovem do Estado abre hoje a temporada 2013 com concerto na Casa de Dona Bem Bem

No programa deste domingo, figuram as composições “Fanfarra para o homem comum”, de Aaron Copland; “Abertura Festiva, Op. 96”, de Dmitri Shostakovich; “Pompa e Circunstância – March n.1, Op. 39”, de Edward Elgar e “Batuque”, de Lorenzo Fernandez, em sequência. “São obras-primas do repertório universal, perfeitas para que a Orquestra possa mostrar ao público que o seu desenvolvimento não é só técnico, mas também artístico”, explica Murilo Alves, regente da Orquestra Jovem e presidente do Instituto Ciranda.

Já a presença de Rennan emociona ainda mais o maestro. “O Rennan participou da primeira formação da Orquestra Jovem e hoje alcança voos cada vez mais altos. Ele não é só motivo de alegria, mas é um exemplo a outros alunos”, ressalta.

“Toda a minha trajetória musical eu devo ao Instituto Ciranda. Aproveitei muito do ambiente musical, de minha atuação junto à Orquestra de Câmara e da convivência com importantes profissionais que lecionam e outros que vêm a convite. Depois de tantas conquistas, é motivo de emoção pra mim e pra minha família que vai estar lá, participar como solista, pela segunda vez em toda a carreira e ainda, tocando um repertório romântico”, destaca o violinista Rennan Vicente.

Músicos profissionais

O Instituto Ciranda, a propósito, se fortalece a cada dia. Nestes dez anos avançou em várias frentes que vão desde ações sociais, às aulas iniciais de musicalização até a alta performance e profissionalização dos alunos. “Parcerias importantes foram consolidadas permitindo a realização de um trabalho de cada vez mais qualidade e muito mais abrangente”. Parcerias como as da Secretaria de Estado de Cultura e de Tecnologia e Assistência Social, por meio das secretárias Janete Riva e Roseli Barbosa, respectivamente.

“Dia-a-dia tenho vivenciado as experiências culturais das mais diversas e num mergulho dentre tantos aparelhos, grupos e instituições voltadas à arte, o Instituto Ciranda tem se revelado um dos mais importantes de todo o setor cultural. Não só por seu caráter artístico, como também social. Crianças e adolescentes têm a oportunidade de desenvolverem habilidades artísticas, ao tempo em que podem vislumbrar um futuro melhor”, testemunha a secretária da pasta cultural, Janete Riva, ultrapassando as fronteiras da gestão para o lugar de plateia.

Já a primeira-dama e secretária Roseli Barbosa, destaca a mudança no cenário musical de Mato Groso ocasionado pelo Ciranda. “Além de transformar individualmente cada um dos alunos atendidos, as ações do Ciranda também
promovem a profissionalização do setor e traz ainda a perspectiva da geração de novos organismos musicais. Muitos alunos atendidos pelo Instituto têm buscado se especializar em cursos superiores em várias universidades do país”, ressalta Roseli, como é o caso do solista deste concerto, Rennan Vicente.

A Secretaria de Tecnologia e Assistência Social tem se empenhado tanto em prol das realizações do Instituto Ciranda, que a primeira-dama Roseli Barbosa vai realizar um jantar beneficente no dia 20 de junho com a renda de ingressos revertida para a compra de instrumentos. Os ingressos já estão à venda. 
Imprimir