Imprimir

Notícias / Comportamento

Em comemoração aos 150 da Comunidade Nossa Senhora da Guia, Paróquia organiza peregrinações e festa

Da Redação - Isabela Mercuri

A comunidade católica Nossa Senhora da Guia, composta por 16 paróquias localizadas no bairro do Coxipó, completa 150 anos no mês de outubro. Em comemoração, acontecem em Cuiabá diversas peregrinações e eventos de solidariedade durante todo o mês.

Leia mais: Artista cuiabano dá curso de um mês de desenho à lápis; Inscreva-se!

As peregrinações acontecem com a imagem de Nossa Senhora da Guia, por todas as comunidades da paróquia. O dia da padroeira é comemorado em 22 de outubro, quando às 18h30 haverá missa e procissão luminosa. No sábado seguinte (25), haverá uma quermesse com comidas típicas mato-grossenses e atrações culturais.

História

A comunidade religiosa se formou em torno de 1722, quando cresceu a migração para Cuiabá de profissionais de diversas áreas, dedicados principalmente à extração do ouro. O Coxipó é considerado a primeira área não indígena de Cuiabá.

Enquanto os bandeirantes buscavam o metal precioso nos altos do coxipó, construíram uma capela antes de 1884, onde cultuavam Maria, sob o título de Nossa Senhora da Guia. Segundo o Padre Osmar Rezende, a devoção à santa chegou à comunidade através dos bandeirantes.

Em 1864, então, a Câmara Municipal legalizou a situação do terreno da capela, que estava em ruínas. Após muitas reformas e reconstruções, em 1947 a capela se transformou em Paróquia Nossa Senhora pelas mãos de Dom Aquino Correa.

Já em 1996 o Padre Fortunato Favaro assumiu o local, que passou por um processo de ampliação e modernidade. Logo após, no entanto, foi demolida e reconstruída em 2000, quando se tornou Santuário de Nossa Senhora da Guia. Hoje em dia a Paróquia é constituída de 16 comunidades.
Imprimir