Imprimir

Notícias / Música

Brendan Benson, do Raconteurs, apresenta novo CD no Cine Joia, em SP

Estadão

Pela primeira vez no Brasil, Brendan Benson (que vem a ser parceiro de Jack White nos Raconteurs), toca nesta quarta-feira (22) no Cine Joia com sua banda. O pretexto é o repertório de seu novo disco, What Kind of World, mas Benson tem muito mais o que mostrar. É um quase veterano do chamado power pop (que teve ícones como Elliott Smith), uma música entre o doce e o ardido. O cantor e guitarrista mudou-se há alguns anos para Nashville, e seu som atual trai esse contato com as matrizes da música americana, do country ao Bluegrass.

Ele, que tem seu próprio selo (Readymade, em homenagem ao artista de vanguarda Marcel Duchamp), concorda que Nashville esteja sendo fundamental em sua fase. "É um lugar que convida a criar música constantemente. É incontável o número de artistas incríveis. Conheci, por exemplo, The Howlin? Brothers logo após perguntar pela melhor banda de cordas de Nashville para tocar num disco de Cory Chisel. E em decorrência daquilo acabei produzindo o álbum deles, que está fazendo grande sucesso nos Estados Unidos. Essa é a parte divertida. Toda essa música grandiosa tende a provocar a criação de mais música. É uma explosão", disse ele à reportagem.

Benson, de 42 anos, é um artista cultuado por artistas: além de Jack White, Beck já andou dizendo que ele é seu cantor preferido. Sobre o amigo White, ele diz o seguinte: "Nossa relação é muito orgânica. Ambos vivemos em Nashville e somos parte do mesmo círculo de amigos, e nossos filhos brincam juntos, coisas desse tipo. Estamos em contato estreito, e quando a música acontece ela simplesmente acontece. Às vezes, vem entre as agendas de cada um de nós".

BRENDAN BENSON - Cine Joia. Praça Carlos Gomes, 82, metrô Liberdade, 3231-3705. Nesta quarta (22), às 23h. R$60/ R$ 140.
Imprimir