Imprimir

Notícias / Literatura

Lançamento do livro “Edipus Parahybensis” acontece nesta sexta-feira na UFMT

Da Redação - Stéfanie Medeiros

O auditório da Faculdade de Economia (FE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, recebe nesta sexta-feira o lançamento do livro “Edipus Parahybensis”. De autoria do professor Cezar Augusto Carneiro Benevides, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a obra é o primeiro volume de uma trilogia em processo de produção.

Leia mais: Com obras paradas há 15 anos, Memorial Rondon deve ficar pronto em maio de 2015

De acordo com a assessoria da UFMT, na ocasião Benevides também fará uma palestra. Publicado pela editora Estúdio Texto, o livro traz um diálogo interessante do autor consigo mesmo na linha prosopográfica. “Nunca duvidei que estava predestinado a interpretar o difícil papel de Edipus Parahybensis no grande teatro da vida, o de filho que amou a mãe até o fim, em 23 de fevereiro de 2012, e ainda a tem no coração, agora um pouco mais leve e menos comprometido...,” escreve Cezar Benevides.

Além da conversa consigo mesmo, ele também fala um pouco da transformação urbana da cidade de João Pessoa, na Paraíba, comenta o professor da UFMT, Fernando Tadeu de Miranda Borges, responsável pela organização do evento. “Alguns anos antes de Walter Benjamin utilizar o famoso desenho de Paul Klee para descrever o anjo da história, doutor Ítalo construiu um edifício com as costas voltadas para o futuro da cidade de João Pessoa e com a fachada voltada para o passado da cidade colonial,” recorda Cezar Benevides.

Doutor em História Social, Cezar Benevides foi pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no período de 2000 a 2008. Pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP), tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em História Social e Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: ligas camponesas, Estado Novo, repressão e investimentos estrangeiros no pantanal mato-grossense. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná desde 1984.
Imprimir