Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Encontro entre dois dos maiores grupos de teatro do mundo acontece em Chapada dos Guimarães

Da Redação - Isabela Mercuri

Dois dos maiores grupos de teatro contemporâneo mundial se encontrarão pela primeira vez em Chapada dos Guimarães em um evento que acontece nos próximos dias 02 a 05 de dezembro. 

Leia mais: 
Rondopolitana de 10 anos supera mais de mil bailarinas e é selecionadas para estudar na Bolshoi Brasil

O “Encontros Possíveis”, realização do Núcleo de Pesquisas Teatrais, promove reuniões de grandes nomes e, desta vez, vão reunir o Odin Teatret e o Teatro O Bando. Um dos objetivos é estimular a pesquisa teatral e difundir o teatro contemporâneo como linguagem.

A primeira etapa do “Encontros Possíveis” aconteceu em Primavera do Leste (MT), durante o festival Velha Joana. No mês de dezembro, em Chapada, haverá uma mesa redonda mediada por Luiz Carlos Garrocho (doutor em Artes pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG) e professor de teatro do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado).

Participarão da mesa redonda, também, Eugenio Barba (fundados do Odin Teatret, da Dinamarca), e João Brites )diretor do Teatro O Bando, de Portugal). Esta discussão acontece na Pousada Atmã Resort, no dia 05 de dezembro (sexta).
Luiz Garrocho afirma que o encontro é algo muito importante:

“Acredito que o Brasil nunca teve um encontro como esse, principalmente, porque são nomes com uma trajetória enorme e que dificilmente vêm para cá. Essa reunião tem tudo para ser um grande encontro e com muita produtividade também”.

Garrocho foi também instrutor da oficina “Performance Urbana: o convívio como prática espacial” em Primavera do Leste, e conta que se impressionou com o público “Achei muito interessante a capacidade empreendedora dos artistas locais em promover um evento como esse. Vi pessoas que realmente gostam de teatro, querem fazê-lo melhor e buscam isso. Todos saíram muito satisfeitos, desejando estudar mais e motivados a crescer no teatro”, acrescenta.

Os grupos

O Odin Teatret foi fundado há 50 anos, e é referência em teatro contemporâneo e artes cênicas. Eugenio Barba é seu fundador, e um dos maiores diretores da atualidade.

O Teatro O Bando, de Portugal, é dirigido por João Brites. Sua mentora é Tatiana Horevicht, que destaca um dos pontos mais interessantes do encontro entre Barba e Brites. “As técnicas desenvolvidas pelo Eugenio Barba e o Odin Teatret são muito estudadas pelo Teatro O Bando, que é um dos grupos mais importantes de Portugal na atualidade e desenvolve um trabalho incrível. Então, será muito positivo ver de que forma eles dialoga m isso”, pontua.

Durante o “Encontros Possíveis” haverá também a oficina “Eco do Silêncio”, ministrada pela integrante do Odin Teatret, Julia Varley e por Amauri Tangará, diretor da Cia D’Artes do Brasil (Tangará da Serra), e autor dos filmes “Ao Relento” e “Nenhures”. Seus filmes são sobre o Teatro O Bando, com quem ele mantém contato há mais de 15 anos.

Serviço

“Encontros Possívels 2014”
Local: Chapada dos Guimarães – Pousada Atmã Resort
Inscrições AQUI, Informações AQUI
Imprimir