Imprimir

Notícias / Gastronomia

Bazar e Bistrô em um só local fazem parte da re-culturalização do Centro Histórico

Da Redação - Isabela Mercuri

Julio tavares é sociólogo por formação, mas seu coração é da arte. Tanto que hoje comanda um espaço de moda-arte-gastronomia bem no Centro Histórico de Cuiabá: o Gran Bazar e Bistrô PAC.

Leia mais: Bistrô de Raiz: Encomende a sua ceia de natal com os pratos que você mais gosta

A história de Julio com a moda é antiga. Trabalhou com consultoria, venda no varejo e até como figurinista, quando começou a acumular seu acervo: "Minha ideia era trabalhar com customização. Eu sempre fui rato de brechó também, então eu tinha bastante coisa", conta.



A ideia de customizar foi se transformando e Julio resolveu fazer bazares em sua casa, para desapegar e vender as peças aos amigos. Depois de alguns eventos, se mudou porque o lugar que morava não suportava um estabelecimento comercial. Em outubro de 2013, inaugurou o Gran Bazar PAC, próximo à Praça da Mandioca. Desde sempre, no entanto, ele sabia que o bazar não bastava.

"A região da Praça é muito boêmia, e eu sabia que somente com o bazar eu não ia me sustentar. A ideia do bistrô é antiga, para complementar o serviço com gastronomia", conta o proprietário.

O bistrô foi inaugurado no último dia 13 de novembro, servindo comidas de boteco como bolinho de carne seca com mandioca, bolinho de risotto com queijo, caldo de feijão, sanduíche de pão pita e, o mais pedido, dadinho de tapioca. O chef Davi Perez explica:

"O dadinho é feito com a mesma proporção de tapioca e queijo coalho, e depois é frito. Então fica crocante por fora e macio por dentro. Então servimos com molho barbecue de goiabada". Davi trabalha com gastronomia há nove anos, e foi ele que apresentou a maioria das receitas para Julio.



O bazar e o bistrô funcionam de terça a sexta, sendo que nas sextas-feiras tem sempre uma surpresa de prato quente do chef: "Na primeira semana nós servimos risotto de abóbora com carne seca, na segunda foi risotto de ragu da nonna. Nesta sexta será costelinha com barbecue", explica Davi.

Nas bebidas, Julio investiu em cervejas de segmento, como serramalte, 1500, original, e pretende oferecer outras marcas no futuro. O cardápio de drinks também está nos planos.

Os preços do cardápio variam de R$12 a R$18. Julio afirma que está aberto para reservas nos finais de semana e segunda-feira, para comemorações ou ações. No próximo dia 07 (domingo), por exemplo, haverá no local uma roda de samba com Luciana Bonfim, a partir das 17h.

Outra particularidade do local é a preocupação com a sustentabilidade: nos fundos do bistrô há uma horta, onde Julio pretende cultivar os ingredientes de suas receitas.



Na decoração, o apoio à cultura local é visível: grafitte de Babu 78, fotos de Rai Reis, e diversos outros detalhes mostram que o Bazar e Bistrô PAC tem orgulho de ser cuiabano.

Serviço

Bazar e Bistrô PAC
Horários Bazar: terça a sexta, das 10h às 00:30h
Horários Bistrô: terça a sexta, das 18h às 00:30h
Endereço: Rua Pedro Celestino, 494 - Centro
Imprimir