Imprimir

Notícias / Literatura

Grupo Colombiano faz apresentações para divulgar cultura afro-colombiana

Da Redação - Stéfanie Medeiros

“Kafrika Folkpop” é o nome de um grupo de estudantes colombianos que tem como objetivo divulgar a cultura afro-colombiana. Eles farão apresentações culturais no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) nesta sexta-feira (12).

Leia mais: Livro do ex-governador Garcia Neto será lançado neste domingo em Cuiabá

De acordo com a assessoria, as apresentações já foram realizadas em vários países da America Latina. No Brasil, eles passaram por estados como Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, além da cidade de Cáceres (MT). O grupo foi formado há oito anos e é composto por 15 estudantes.

“Na Colômbia tem cultura e apesar das dificuldades do país, temos que lutar por nossos sonhos. O sonho do grupo é resgatar esta cultura perdida, lembrar o poder dos ancestrais que alguns deixaram para trás por não acreditar mais”, contou a colombiana Angiiesiita K-hño.

Fazem parte da programação no Misc um workshop, apresentação de dança e exibição do documentário “Oleguns Olo Fê”, que significa “Aquele que chegou, falou e se foi”. O material foi produzido no Rio de Janeiro, com direção de Fernando Mamari e Tarsilla Alves e participação dos integrantes do Kafrica.

Os instrumentos utilizados nas danças seguem os padrões tradicionais africanos e se constituem basicamente de tambores, maracas e uma marimba. Os trajes se destacam pelas cores fortes e vibrantes.

O próximo destino do grupo será Rio Branco, no Acre. A ideia é continuar a jornada até seu objetivo final, a África - onde pretendem conhecer Mali e Angola. As apresentações começam a partir das 19h. Para participar do workshop, os interessados devem efetuar uma inscrição no valor de R$ 15.

O Museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75 (Centro). O horário de visitação é de segunda a sexta, a partir das 8h. A entrada é gratuita.
Imprimir