Imprimir

Notícias / Moda

900 garotas de bairros carentes receberam "esquadrão da beleza" nesta segunda

Da Redação - Isabela Mercuri

As 900 garotas que participam do Projeto Siminina receberam nesta segunda-feira (15) um dia de beleza. Metade de manhã e metade à tarde, as meninas passaram por cabeleireiros, maquiadores, e tiraram fotos com profissionais. O evento faz parte do encerramento das atividades de 2014, e aconteceu no Buffet Leila Malouf, das 08h às 18h. 

Leia mais: Assistidas pela primeira-dama, 200 meninas do Siminina desfilaram na Musiva nesta segunda

A coordenadora do projeto, Rosamaria Carvalho, explicou que o dia era um presente para as meninas: “Na quarta também haverá uma festa de natal para elas. É muito gratificante ver os olhinhos delas brilhando, porque muitas só viram na TV o que têm a oportunidade de ter aqui”.

Para Jhaniffer Andressa Lélis, aluna do Siminina de 12 anos, moradora do Pedra 90, o projeto faz parte da vida: “Gosto muito das brincadeiras e dos textos que lemos”, conta. Sobre o dia de beleza, ela afirma: “Acho legal, porque é a única oportunidade na vida de termos isso”.



O produtor de moda Edson Guilherme também estava presente no local, e comentou o resultado dos trabalhos com o Siminina em 2014: “Não são só mudanças visuais, estéticas, mas também escolares e na vida. Não é uma coisa fútil como muitos podem pensar, é um multirão da beleza que vai ficar na cabeça delas para sempre”.

Ao lado dele, estava Luana Camily Barbosa da Silva, 12, da Chácara dos Pinheiros. Ela contou que depois que entrou no projeto, suas notas em matemática melhoraram. Sobre o dia de beleza, comentou: “É uma oportunidade que provavelmente eu não teria se não fosse o Siminina”.



Voluntários

Cerca de 50 cabeleireiros ajudaram no projeto, liderados por Joana D’Arc. Segundo seu filho e assessor, Maykon, a equipe montada foi para realizar os sonhos das crianças que ali estavam. “São cabeleireiros de vários salões de Cuiabá, que vieram para ajudar”, comentou.

Renato Goelzer, cabeleireiro da capital, participa pela primeira vez do projeto e comentou: “É ótimo. A gente trabalha muito, mas sai mais leve”. Renato atendeu cerca de 40 meninas durante o dia, fazendo cortes de cabelo.



Algumas empresas também ajudaram o dia da beleza. Dentre elas, estava a loja de cosméticos do Boticário, que ofereceu maquiagens e profissionais. Daniela Renier, responsável pelo marketing da empresa, comentou que essa é uma das missões do Boticário: “Tratar o ser humano como ele deve ser tratado”. Durante todo o dia, 16 voluntários da loja maquiaram as garotas.

No total, trabalharam no projeto 150 profissionais, dentre cabeleireiros, maquiadores, esteticistas e auxiliares. Solução Cosméticos, Boticário, Buffet Leila Malouf, Schwarzkopf, Equipe dos Sonhos, La Provence, Studio 278, Box a Dois, TAF’s Hair, o produtor de moda Edson Guilherme e diversos profissionais e salões de beleza foram os parceiros do evento.

O projeto

O projeto Siminina foi criado há 17 anos pela então Primeira-dama Iracy França, mas com o passar dos anos foi abandonado. A primeira-dama atual, Virgínia Mendes, assumiu o projeto e o reformulou por completo. As garotas participantes recebem cuidados odontológicos, palestras sobre violência sexual, tratamentos de beleza, atividades pedagógicas, esportivas e culturais no período em não estão na escola.

Siminina atende garotas entre 06 e 14 anos, de 15 bairros de Cuiabá e do Distrito da Guia. 



Imprimir