Imprimir

Notícias / Artesanato

Artesãos mato-grossenses participam da feira “Mãos do Brasil” em São Paulo

Da Redação - Stéfanie Medeiros

O artesanato mato-grossense, em suas várias formas de expressão, é cada vez mais valorizado em outros estados e até mesmo fora do país. Prova disto é a participação de artesãos na primeira edição da feira “Mãos do Brasil”, realizada no pavilhão de exposições do Anhembi em São Paulo, entre os dias 12 e 20 de dezembro. O evento é promovido pelo Programa de Artesanato Brasileiro, da Secretaria da Micro e Pequena Indústria, e cada estado brasileiro está representado com um estande.

Leia mais: Dica de presente: Loja Boneco de Osso oferece canecas, camisetas e outros produtos personalizados

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia levou 16 artesões mato-grossenses para São Paulo, além de peças de outros artesões de 17 municípios brasileiros De acordo com a assessoria, são itens de cerâmica, madeira, fibra, bagaço de cana, esculturas, além de artigos indígenas, licores e a tradicional banana frita, divulgando o trabalho feito no Estado.

 

Segundo a coordenadora do Programa de Artesanato de Mato Grosso, Elvira Leite, a recepção a produção mato-grossense está sendo espetacular. O estande de Mato Grosso está localizado logo na entrada do pavilhão, chamando a atenção do público. “Recebemos elogios de todos, do Sebrae, do Ministério”. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad esteve no evento e tocou uma viola de cocho fabricada pelo artesão mato-grossense Duilio Sampaio

 

O artesão André Toledo, de Cuiabá, que trabalha com brinquedos lúdicos fabricados de madeira, disse que a organização do evento está sendo fantástica e que ele já recebeu a visita de várias pessoas. “Para ter uma ideia, o evento começou na sexta e vai até sábado. E eu já vendi quase tudo. Para mim está sendo muito bom”. Já a artesã Sidneia Xavier Gomes, que trabalha com aves do pantanal em madeira, ainda espera vender mais, mas diz que o evento é importante para divulgar o seu trabalho.
Imprimir