Imprimir

Notícias / Artesanato

Comunidade de Mata Cavalo recebe assessoria do MT Criativo para melhorar comércio

Da Redação - Isabela Mercuri

A comunidade Quilombola de Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (MT) vai receber apoio e consultoria da Incubadora Mato Grosso Criativo a partir de 2015. O objetivo da empresa é incentivar e apoiar a circulação da
produção artística do local.

Leia mais: 
Artesãos mato-grossenses participam da feira “Mãos do Brasil” em São Paulo
Dica de presente: Loja Boneco de Osso oferece canecas, camisetas e outros produtos personalizados

Na última quarta-feira (17), a equipe de Articulação do MT Criativo e os participaram de uma roda de conversa que tinha como tema a promoção de melhor qualidade de vida às 418 famílias residentes no local.

Os quilombolas receberão consultoria para encontrar melhores soluções no comércio de produtos culturais da comunidade, como comidas típicas, artesanato e capoeira.

No encontro que tiveram com o MT Criativo, os moradores locais também assistiram à pela “Virgindade Contestada”. Logo depois, na roda de conversa, a superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) em Mato Grosso, Marina Lacerda, e a professora do Departamento de Antropologia da UFMT, Sônia Lourenço – que realiza pesquisas sobre quilombos – conversaram com eles sobre a importância da conservação do patrimônio imaterial.

A coordenadora do MT Criativo, Terezinha Quilombola, afirmou que a meta inicial é conversar com as seis comunidades que fazem parte do quilombo e depois montar uma assessoria para eles: “Foi um momento importante, pois deu voz aos quilombolas para falar sobre sua realidade, dizer o que realmente eles esperam de nós, sem rodeios. Assim queremos fazer com as demais comunidades, pois esta será uma ação cultural, mas também social, visando não somente a valorização da cultura, mas também a garantia de geração de renda e melhoria da qualidade de vida destas pessoas”.
Imprimir