Imprimir

Notícias / Gastronomia

Jazz, sebo e espelhos enfezados: o famoso PPP tem tudo isso e muito mais

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

A recente reforma da Praça Roosevelt, reduto de skatistas, atores, músicos, jornalistas e intelectuais em São Paulo, localizada entre as famosas Rua Augusta e Consolação, trouxe de volta o público que havia se afastado do local, há muito abandonado a sua própria sorte. A revitalização trouxe de volta também o ‘glamour’ de alguns bares, como o famoso Papo, Pinga e Petisco (PPP), um dos preferidos de grandes autoridades da arte popular brasileira, como a cantora Elis Regina, que via em sua decoração ‘kitsch’ uma inspiração para cantar, beber e comer.

Moda, cinema e música compõem a programação do primeiro dia do Blues Chapada

Sarau das Artes Free realiza sua primeira edição em Várzea Grande

Localizado junto aos teatros e espaços culturais da Roosevelt, o PPP, como é conhecido, é um dos pólos que ajudou a reascender a vida cultural da região central de São Paulo. Repleto de antiguidades, possui, como todo bom bar-boteco, uma mesa de sinuca. As cachaças curtidas são famosas e se tornaram pedida obrigatória pelos que passam por ali.

Banda mistura jazz a "Red Hot Chilli Peppers” e produz novo som

O bar/boteco satiriza sua natureza e se transveste de sebo na parte dos fundos. Alguns dos milhares de itens e badulaques encontrados no estabelecimento podem ser comprados. São LP’s raríssimos, gibis, revistas, livros e quadros que podem ser arrematados enquanto se toma uma reconfortante bebida, que pode vir acompanhada ou não de um apetitoso petisco. Os preços, único pecado da casa, são pra lá de amargos. As cervejas mais baratas não saem por menos de R$ 8,50, e os lanches batem na casa dos R$ 15,00.

Mas o que se percebe é que o preço embutido - discretamente -, nos comes e bebes, cobra o privilégio de estar em um bar com múltiplas facetas, e que oportuniza ao cliente uma experiência única. Músicos dos mais experientes, som ambiente de qualidade inquestionável e companhias agradabilíssimas – artistas globais e outros nem tanto passeiam entre os mortais com desenvoltura notável.

A preocupação com o conforto do cliente é outro ponto forte da administração local. A todo o momento os garçons interpelam os consumidores que ali se abrigam se lhes falta algo, se isto ou aquilo está do seu agrado, se a cerveja está gelada. Só faltam pegar o incauto no colo e nina-lo.

Em visita a Cidade da Garoa, O Olhar Direto / Olhar Conceito visitou o espaço. E ficou impressionado. Em plena terça-feira (21), a quantidade de pessoas que ali buscavam um recanto para aliviar o estresse, impedia o trânsito fluente de pessoas pela calçada. Mesas eram disputadas no ‘grito’. O sortudo do repórter enviado para executar a árdua tarefa não se deu por vencido e conquistou um lugar ao “sol” – a mesa que me foi arranjada era rodeada por diversos espelhos enfezados, todos em forma de ‘sóis’ radiantes.

Bebida e comida chegaram tão rápido à mesa quanto foram consumidos. Hinos do blues e jazz sacolejavam os sentidos auditivos como quem acaricia um amante que se vai. E o prazer se fazia vistoso nos sorrisos de cada um dos clientes.

Informações

Estacionamento: não possui
Horário: De segunda a quinta das 18h à 0h30. Sexta e sábado das 18h às 2h30
Capacidade: 60 pessoas
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 118 - Centro - São Paulo – SP
Telefone(s): (11) 3257-4106
Imprimir