Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Programa leva peças de teatro para apresentações em todo o Brasil; Inscreva-se até dia 30!

Da Redação - Isabela Mercuri

Projetos teatrais profissionais não-inéditos podem ser contemplados com incentivo governamental para que a peça circule no país inteiro. Essa é a iniciativa do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura (PPDC), que em 2015 e 2016 vai investir cerca de R$15 milhões em projetos de categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes no cenário cultural brasileiro.

Leia mais:
Dançarino do Flor Ribeirinha é o único de Mato Grosso a ganhar prêmio nacional
Atividades do Sesc Arsenal são retomadas nesta quinta, com cinema e espetáculos

O programa vai selecionar no mínimo 5% dos projetos inscritos por pessoas jurídicas em cada região do país, o que democratiza o acesso. Essa ação foi iniciada na edição anterior do projeto, e trouxe resultados como o aumento de 70% no número de projetos inscritos no Nordeste.

Para participar, os projetos não precisam estar inscritos na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Dentre os quesitos que contam ponto para aprovação estão a relevância da iniciativa e o currículo dos profissionais.

As peças aprovadas devem circular entre setembro de 2015 e novembro de 2016. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de janeiro de 2015 no SITE, onde se encontra, também, o regulamento.

As companhias que tiverem peças aprovadas participarão, também, de encontros com grupos de teatro locais em todas as cidades de circulação e os projetos devem oferecer tradução para libras em todas as apresentações.

O Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura é uma parceria com o Ministério da Cultura. Desde sua criação, em 2009, ele viabilizou a circulação de 160 peças teatrais em mais de 130 municípios de todos os estados brasileiros. Foram cerca de duas mil apresentações, atingindo público superior a 500 mil pessoas.
Imprimir