Imprimir

Notícias / Literatura

Escritora e terapeuta cuiabana é convidada para palestrar no Centro Cultural da Índia

Da Redação - Isabela Mercuri

Na última semana, a escritora cuiabana Enildes Corrêa reuniu-se com a Cônsul Geral da Índia em São Paulo, Sra. Abhilasha Joshi, com quem compartilhou seu livro ''Vida em Palavras'', que tem um capítulo dedicado à Índia.

Leia mais:
Mato-grossense de 23 anos lança segundo livro e terceiro está a caminho
Novo livro de Eduardo Mahon traz realidade paralela onde segredos são penhorados

Buscando autoconhecimento e com vontade de aprofundar os estudos de terapias corporais orientais, Enildes viajou para a Índia, na primeira de muitas vezes. “Fiz cerca de dez viagens à Índia, que me permitiram atualizar e aprofundar o estudo e práticas das terapias indianas com as quais tenho trabalhado: yogaterapia, yoga massagem ayurvédica, educação em respiração - abordagem Anubhava Yoga”, comenta a escritora e terapeuta.

Sua especialidade como terapeuta corporal são as terapias indianas. Uma delas, Yoga Massagem Ayurvédia, consititui um dos tratamentos da medicina Ayurveda, ciência médica originada na Índia que significa conhecimento e entendimento da vida: ayu (vida) e veda (conhecimento)

Ayurveda, em sânscrito, significa conhecimento e entendimento da vida: ayu (vida) e veda (conhecimento). A massagem ayurvédica constitui um de seus tratamentos.

Enildes disse que sua vivência no Oriente lhe proporcionou o aprendizado da arte de viver em paz. "A filosofia indiana está fundamentada na busca do equilíbrio e harmonia para a vida”, afirma. Segundo ela, foi isso que a motivou a escrever e compartilhar o aprendizado adquirido principalmente com a convivência com o místico sufi indiano Kiran Kanakia.

Seu livro “vida em palavras” é uma coletânea de crônicas sobre diversos assuntos. “Os textos convidam o leitor a olhar para dentro de si e a refletir sobre suas conexões internas e externas”, afirma.

Depois que a Cônsul Geral de São Paulo conheceu o livro, convidou Enildes a partilhar suas experiências com a Índia em palestras abertas ao público no Centro Cultural da Índia em São Paulo e a visitar o novo embaixador da Índia no Brasil.
Imprimir