Imprimir

Notícias / Artes visuais

Museu de Londres abre exposição com charges de Napoleão

G1

 As caricaturas dos poderosos não são algo novo, como é possível constatar na exposição com imagens de Napoleão feitas no Reino Unido, que foram reunidas pelo British Museum.

O imperador em forma de aranha espalhando sua teia pela Europa, de Thomas Rowlandson, publicada em 1808, é um dos muitos desenhos, cartazes e outras imagens em exposição até 16 de agosto no prestigioso museu da capital britânica.

A exposição recebeu o título "Bonaparte e os britânicos" e está ordenada em ordem cronológica em quatro segmentos, que começam com a ascensão de Napoleão Bonaparte e acabam com sua queda, o imperador que teve a Europa a seus pés.

Bonaparte (1769-1821), "inimigo carismático" de caráter impetuoso, foi um dos temas preferidos dos chargistas da sociedade londrina do fim do século 18 e início do século 19, explica à AFP Tim Clayton, um historiador especialista na vida do imperador.

"Napoleão teve o azar de cair no pior momento: em plena idade de ouro da charge", afirma. "Não acredito que ninguém na história tenha sido tão caluniado e ridicularizado como Napoleão", destaca Clayton.
Imprimir