Imprimir

Notícias / Comportamento

Congresso destaca importância do português pelo momento do Brasil no mundo

Terra

Os especialistas que estão reunidos na Universidade de Salamana para o I Congresso Internacional da Língua Portuguesa destacaram "a importância" do idioma pelo peso que o Brasil está adquirindo no mundo.

O poeta brasileiro Gilberto Mendonça Teles reconheceu nesta segunda-feira aos jornalistas o valor deste encontro por ser "o primeiro a ser feito com uma visão internacional".

Um feito que, em sua opinião, mostra a "tomada de consciência, por conta do idioma, de todos os países de língua portuguesa, não somente Brasil e Portugal, mas todos os da África que falam português".

Por sua vez, o diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, Ignacio Berdugo, destacou a importância adquirida pelo Brasil "nas últimas duas décadas" por conta de sua economia.

Teles disse, além disso, que o peso do país "se vincula ao fato de ter quase 200 milhões de pessoas que falam português e isso supera, em muito, os números de habitantes em Portugal e na África que falam o idioma".

O poeta e crítico brasileiro também revelou que um dos aspectos mais importantes do português no Brasil é que "se fala a mesma língua, com diferentes acentos, mas não dialetos. E isso, de norte ao sul, em um país de 8 milhões de quilômetros quadrados é muito significativo", ressaltou.

Para Teles "este é o peso quantitativo e qualitativo que o Brasil tem para o português".

Por fim, Berdugo considerou que se a Espanha quer "estar na América é preciso estar no Brasil", porque senão só estará "em uma parte" do continente.
Imprimir