Imprimir

Notícias / Turismo

Mulheres terão participação mais ativa no desenvolvimento de políticas de turismo

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Em relação à políticas de turismo, o Governo do Estado quer participação mais ativa das mulheres no setor. Para isto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) reuniu na terça-feira (10) empresárias do trade turístico para apresentar os resultados da pasta nos primeiros 60 dias e as metas do governo para o turismo. 


Leia mais:
Chateu Camalote abre as portas e oferece rara combinação de conforto, contato com a natureza e cultura; Veja fotos

De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o encontro foi realizado pelo secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, que pediu a colaboração das mulheres no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor. De acordo com ele disse que o governo quer ouvir as mulheres. “Sempre que discutimos políticas públicas para o turismo temos empresários à frente, mas com grandes mulheres a seu lado, então por que não chamarmos essas mulheres para discutirmos diretamente com elas também?”, pontuou.

Ainda segundo a assessoria, nos primeiros 60 dias de governo, a Sedec mapeou os principais atrativos do Estado, fez um levantamento primário de dados do turismo, um calendário mensal de eventos e a sua normatização. Também montou uma sistemática de monitoramento e avaliação compartilhada com a Tradetur, auditou, ajustou executou, contratou repasses firmados e reavaliou intervenções propostas de reenquadramento em projetos do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

A partir de agora, o objetivo da Sedec é fazer uma gestão compartilhada com a Organização Mundial do Turismo, Ministério do Turismo (MTUR), e Fóruns Estadual e Municipais de Turismo. Chapada e Pantanal serão tratados com prioridade. 
 
Para cumprir essas metas irá fortalecer o Fórum Estadual de Turismo, fazendo com que esteja cada vez mais presente na política de turismo do Estado. Para tanto irá reformular seu regimento, analisar sua atribuição e constituição, definir a frequência, a sistemática de reuniões, as pautas e o modelo de governança compartilhada de projetos de turismo.

Conforme o secretário adjunto entre as diretrizes a seguir está o programa de regionalização do MTUR para o desenvolvimento do destino; a atuação de forma integrada no destino turístico definido; o fomento à integração do trade turístico e municípios envolvidos, a concepção e execução dos projetos, visando o desenvolvimento regional; a captação de recursos e a promoção de parcerias para a execução dos projetos e elaboração de uma política estadual do turismo, o que é base para o planejamento.
 
Imprimir