Imprimir

Notícias / Artesanato

Meninas do Projeto Simina expõe trabalhos artísticos em comemoração ao mês de aniversário de Cuiabá

da redação - Naiara Leonor

Abril está acabando, mas as comemorações do mês de aniversário de Cuiabá ainda estão sendo realizadas por toda a cidade, nesta terça-feira (28) é a vez das meninas do programa Siminina mostrarem seus trabalhos artísticos para a população em exposição que acontece no Auditório da Secretaria de Assistência Social.

Leia mais:
Museu Histórico de Mato Grosso abre concurso de vídeos com temática sustentável

Com o objetivo de resgatar a cultura cuiabana as meninas do projeto Siminina produziram durante todo o mês de abril desenhos, pinturas, mosaicos, maquetes, poemas e poesias. A exposição revela a aptidão de muitas delas para as atividades artesanais, e também a criatividade nos trabalhos manuais.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosamaria Carvalho, para o desenvolvimento dos trabalhos houve uma extensa pesquisa sobre o tema antes de colocar a mão na massa.

“O projeto envolveu vários âmbitos artísticos e as atividades foram desenvolvidas com todas as 900 meninas atendidas no programa. A ideia é não deixar as meninas perderem essa nossa cultura que é tão bonita”, explicou.

Quem for à exposição, poderá ver, por exemplo, uma viola de cocho que foi desenhada com grãos de feijão e arroz, enquanto papeis picados e rolos de papel higiênicos, que iriam para o lixo, se tornaram um mosaico com a imagem de um senhor e várias flores para embelezar a igreja de São Benedito.

“Nem eu sabia que desenhava bem e que tinha habilidade de cortar e pintar certinho do jeito que você está vendo aqui. Sempre desenhei só por desenhar, mas quando a tia disse que íamos expor, eu caprichei e acho que ficou bonito. Agora acho que quero ser artista”, afirma Mirelle Araújo, 12 anos.

Na área do poema e poesia, por exemplo, as meninas estudaram sobre os escritores de Cuiabá e suas obras para que pudessem subsidiar a produção do seu próprio poema sobre a Capital. Assim também aconteceu nas áreas de artes plásticas, patrimônio histórico e culinária cuiabana.

“No programa, as meninas aprenderam a socar o pilão para fazer farofa, fizeram Maria Isabel e tudo pode ser encontrado aqui. Assim como os quadros dos pintores cuiabanos que elas reproduziram. Foi um importante projeto, pois incentivou as meninas a descobrirem o seu lado artista”, concluiu.

Para Ellen Vitória, 11 anos, moradora do bairro Pedra 90, o projeto artístico lhe ensinou um pouco mais sobre a história da Capital, além de aproximá-la das colegas,visto que os trabalhos foram realizados em grupo.

“Eu sempre fui ao programa de manhã e não conhecia as meninas da tarde e agora conheço. Acho que isso é importante, pois nos ensinou a dividir o lápis, papel e tinta. Todo mundo se ajudou e cada uma fez um pouco para estar aqui”, disse.

O Siminina é coordenado diretamente pela primeira-dama, Virginia Mendes, e está presente em 15 bairros e no Distrito da Guia sendo considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes em Cuiabá.
 
Imprimir