Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Elemento arquitetônico de antigas construções volta a figurar na arquitetura contemporânea

Da Redação - Naiara Leonor

Provavelmente você deve se lembrar daqueles elementos vazados, feitos de cimento e cerâmica, que eram muito usados nas antigas construções, pois eles existem desde a década de 1920, quando os engenheiros Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio de Góis criaram e patentearam como cobogó, nome que nada mais é do que a junção dos sobrenomes dos três criadores.

Leia mais:
Arquiteto Home comemora seis anos de atuação e presenteia arquitetos com livros de colorir
Linha Versace é destaque da recém-inaugurada loja de acabamentos Arquiteto Home

Usados anteriormente apenas como um recurso para a ventilação de ambientes, hoje os cobogós ganharam uma nova funcionalidade e caíram no gosto dos arquitetos, engenheiros e público em geral, sendo utilizados como objetos de decoração, ganhando texturas, novos formatos e possibilidades de uso.

Segundo a proprietária das lojas Arquiteto Home, Gabriela Piccini, a versatilidade da aplicação desse material em um ambiente é uma das características do elemento arquitetônico que pode estar em uma fachada inteira ou um pequeno vão na parede. "Há alguns anos os cobogós voltaram com força total à cena arquitetônica, ganharam uma releitura, resgatando o passado com contemporaneidade. Com ares de retrô-chic, as tramas vazadas passaram a ser usadas em todos os ambientes, tanto internos como externos. Com brilho ou acetinado, a variedade de cores é o que confere charme a esses elementos", ressalta.

Além de suas inúmeras funções, o cobogó traz consigo certa poética ao projeto de arquitetura. Os itens vazados desenham sua sombra nos pisos e paredes, um efeito que transforma todo o ambiente para quem o vê.

Vários tipos de cobogós podem ser encontrados na “Arquiteto Home”, que é uma empresa da rede Paraná Materiais para Construção, pioneira no estado de Mato Grosso. A loja apresenta um conceito único em vender tendências em pisos, revestimentos e acabamentos, possui os mais recentes lançamentos e proporciona diversas possibilidades de composições entre diferentes linhas.

Serviço

A loja da Arquiteto Home em Cuiabá fica na Avenida Carmindo de Campos, número 681.

*post patrocinado
Imprimir