Imprimir

Notícias / Política Cultural

Sesi-MT vence licitação para administrar Cine Teatro Cuiabá pelos próximos cinco anos

Da Redação - Naiara Leonor

O Sesi-MT venceu a licitação para administrar o Cine Teatro Cuiabá e assume a gestão do espaço a partir de 01 de julho. O resultado do edital de seleção foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (23).

Leia mais:
Interessados em gerenciar Cine Teatro Cuiabá devem se inscrever até 28 de maio
Centro de Economia Criativa já tem local da sede própria e contará com parceria do Sebrae

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Leandro Carvalho, destaca que o principal objetivo deste novo modelo de gestão é buscar o aprimoramento e a eficiência na utilização do espaço público. Considerando a experiência e a qualificação do Sesi, que administra de forma bem sucedida teatros em outras regiões do país, a expectativa é de que o bom desempenho se repita em Mato Grosso.

“Acreditamos que o Sesi em Mato Grosso irá promover o Cine Teatro Cuiabá como um centro cultural de referência. Para isso, a contratada deverá fazer um permanente intercâmbio com os artistas locais, nacionais e internacionais, buscando oferecer uma programação artística e cultural de qualidade e de forma acessível, preservando este importante patrimônio da sociedade mato-grossense”, destaca Carvalho.

O contrato de gestão entre a Secel e o Sesi-MT será assinado na próxima segunda-feira (29) pelo secretário Leandro Carvalho e o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte. A partir de então, a instituição será responsável pela administração do espaço pelos próximos cinco anos, com orçamento anual de R$ 800 mil.

À contratada também compete o desenvolvimento de uma política de integração com a cidade de Cuiabá e o Estado, por meio de ações educativas e socioculturais para a valorização dos artistas, do espaço e das manifestações culturais do povo mato-grossense.

O superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte, afirma que nos próximos meses a instituição se concentrará na reforma do centro cultural para a reabertura, que deverá ser um marco para a cultura mato-grossense. “O Cine Teatro é patrimônio da nossa terra e será novamente entregue à população, que terá programação diversificada durante cinco dias por semana. Cabe a nós, enquanto gestores dos próximos cinco anos, preservar este importante espaço artístico que contribui significativamente para a difusão da arte e da cultura no Estado de Mato Grosso”.

Conforme o contrato, o prazo para que o Cine Teatro Cuiabá, fechado desde o mês de janeiro deste ano, volte a abrir as portas é de seis meses. Entre as metas previstas para a gestão estão a visitação de 10 mil pessoas no primeiro ano e a execução de projetos e ações de inclusão social.

Ao todo, sete colaboradores irão trabalhar exclusivamente no centro cultural, conforme exigência do contrato, nas seguintes funções: coordenador de arte e cultura, analista administrativo, técnico de iluminação, cenotécnico, técnico de áudio, recepcionista e bilheteiro.
Imprimir