Imprimir

Notícias / Política Cultural

Mato Grosso tem 138 bibliotecas públicas cadastradas em nova plataforma de localização das unidades do Ministério da Cultura

Da Redação - Naiara Leonor

Agora não tem mais desculpas, o endereço das bibliotecas públicas de todo o país, inclusive de Mato Grosso, pode ser encontrado por meio de uma plataforma lançada pelo Ministério da Cultura (MinC). O novo sistema de localização aponta, dentro de um mapa do Brasil, as 6.021 bibliotecas públicas (municipais e estaduais) e comunitárias cadastradas no Cadastro Nacional de Bibliotecas e que integram o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

Leia mais:
Projeto governamental possibilita consulta online de acervo de bibliotecas de Mato Grosso
Governo do Estado lança prêmio literário para incentivar e valorizar escritores

Com acesso livre para qualquer cidadão, é possível encontrar dados como endereço e acessibilidade das instituições. Segundo dados da SNBP, a capital Cuiabá possui duas bibliotecas cadastradas, enquanto que o estado de Mato Grosso soma 138 unidades, na frente de Mato Grosso do Sul, com 80 unidades e atrás de Goiás, que tem 252 unidades. As regiões Centro–Oeste e Norte são as que têm menos bibliotecas cadastradas, com 501 e 503 unidades, respectivamente. Diferença grande quando comparada com as demais regiões, que apresentam mais que o dobro de unidades.

De acordo com a coordenadora geral do SNBP da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC, Veridiana Negrini, a ideia é, neste primeiro momento, divulgar os dados das bibliotecas públicas que já estão cadastradas para que, posteriormente, os gestores responsáveis por esses equipamentos possam complementar as informações sobre suas bibliotecas, com dados sobre acervo, serviços, infraestrutura, gestão, relação institucional e público principal da biblioteca.

"Pretendemos, no segundo semestre deste ano, lançar o novo cadastro nacional de bibliotecas, para mapear de maneira abrangente as bibliotecas públicas e comunitárias existentes no país", adiantou a coordenadora.

Dentro do processo de aprimoramento e atualização do mapa, novas bibliotecas, bibliotecas comunitárias e pontos de leitura também poderão ser cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), que também está em processo de reformulação. Criado pelo MinC, o SNIIC visa coletar, armazenar e difundir dados e informações sobre a cultura brasileira.

Para acessar o mapa de bibliotecas, clique AQUI!
Imprimir