Imprimir

Notícias / Artes visuais

Fotógrafa de parto humanizado de Cuiabá tem imagem mostrada em clipe de Pharrell Williams

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma cena de um parto humanizado, gravada pela fotógrafa de Cuiabá Elis Freitas, foi usada no clipe ‘Freedom’, de Pharrell Williams, lançado no último dia 22 de junho. A música fala sobre liberdade, e a imagem de Elis aparece no trecho “when a baby first breathes’ (quando um bebê respira pela primeira vez), aos 1min35s. Assista:

Leia mais:
Espaço cultural é inaugurado neste sábado com performances de artistas locais
Intervenção artística interativa chega ao Pantanal Shopping para promover encontro e descanso do público



Elis conta que recebeu o convite da produção do Pharrell por email, e descartou quando viu que estava escrito em inglês: ”Eles viram o vídeo no Youtube e entraram em contato. Eu nem li e apaguei porque estava escrito em inglês e eu achei que fosse spam, e depois eles me mandaram outro email para confirmar se eu tinha recebido o anterior”, conta a fotógrafa.

A partir deste contato, o diretor do filme explicou que queria usar uma parte de seu vídeo no clipe, e mandaram um contrato para a família retratada assinar. “Eu aceitei pelo reconhecimento que poderia dar mesmo. Mas essa não foi a única vez que a internet me ajudou, em outubro vou para a Itália fotografar uma mulher que viu meu trabalho pelo Youtube”, afirma Elis.

História

Nascida em Rondônia, Elis Freitas é farmacêutica e mora há dois anos e meio em Cuiabá. Em 2010, quando teve um parto domiciliar de seu segundo filho, decidiu fazer curso de doula e apoiar a causa: “No meu primeiro filho eu tive uma cesárea, e foi horrível. Tiraram meu filho para os exames, não o deixaram comigo, eu só o amamentei depois de nove horas, e meu marido não foi autorizado de acompanhar o parto”. Depois dessa experiência, ela conheceu o parto humanizado.

“No meu segundo filho foi totalmente diferente. Eu pari em casa, com meu marido e meu filho presentes. A recuperação foi muito mais rápida, e eu tive contato com o bebê assim que ele nasceu”, lembra Elis.

O trabalho da doula consiste em dar apoio físico e emocional a outras mulheres antes, durante e depois do parto. “No parto, ela está ali para dar suporte emocional, para lembrar a mulher que ela escolheu isso, para ajudá-la a enfrentar a dor sem uso de remédios e lembrá-la que ela é capaz de agüentar”, explica Elis. A doula ainda acompanha a família depois do nascimento do bebê.

Depois de algum tempo com sua experiência como doula, então, Elis decidiu investir na fotografia e filmagem de partos humanizados. Com alguns cursos para a área e muita pratica, em pouco tempo alcançou reconhecimento local e internacional. Atualmente, a fotógrafa é associada na Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Parto (IAPBP) e atua no Grupo de Apoio ao Parto Humanizado em Cuiabá.

Para mais informações e para conhecer o trabalho de Elis, acesse a FAN PAGE e o SITE.
Imprimir