Imprimir

Notícias / Colunas

Coluna Dicas de Saúde com Marcelo Sandrini: Cirurgia

Marcelo Sandrini

Salvo em emergências, emergentissimas, sempre ficamos inseguros quando confrontados com a necessidade de uma cirurgia. Independente do diagnóstico, os nervos vem a flor da pele e muitas variáveis nos atormentam.

Primeiro se realmente é necessária, segundo se tem riscos. Para a primeira incógnita, em casos de cirurgias eletivas, é de boa medicina ouvir-se uma segunda opinião, o que é ético.

Quanto aos riscos, os mesmos devem ser quantificados, não há procedimento médico isento de riscos, e os mesmos são pesados frente aos benefícios. Outra duvida, hoje sanada por pesquisa competente. Seriam os médicos mais velhos, mais habilitados. Resposta:- sim e não, pois o que diferencia é na realidade a experiência adquirida. Sim pois se o cirurgião é "antigo" e aproveitou bem sua longevidade, sempre se atualizando, operando, modernizando-se, terá muita experiência. E não, pois nada impede que jovens profissionais sejam aptos e com ampla dedicação tenham precocemente adquirido, apesar da tenra idade, experiência abundante. Informe-se e tome decisões sempre analisadas.
Imprimir