Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Orquestra de Mato Grosso apresenta espetáculo “A Farsa da Boa preguiça” em companhia de artistas locais

Da Redação - Naiara Leonor

Agosto é o mês de aniversário da Orquestra de Mato Grosso e para comemorar dez anos de sucesso, o grupo convida para três dias de apresentações, 20, 21 e 22, no Espaço CDL Cuiabá, com sessões para o público e para alunos da rede pública de ensino. A novidade são os companheiros de palco da Orquestra, que irão encenar uma adaptação da obra “A Farsa da Boa Preguiça”, de Ariano Suassuna com músicas de importantes compositores do Movimento Armorial.

Leia mais:
Orquestra de Mato Grosso inicia turnê de concertos populares no estado; Confira datas
Orquestra de Mato Grosso fará apresentações com Renato Teixeira em oito cidades do estado

A participação dos alunos faz parte da série de Concertos Didáticos 2015 que recebe estudantes e professores da rede pública de ensino para os espetáculos. Há uma década, a série de Concertos Didáticos da Orquestra de Mato Grosso dedica-se à formação de novas plateias para a música de concerto.

A adaptação da obra “A Farsa da Boa Preguiça”, escrita pelo mestre dramaturgo Ariano Suassuna, recebe a sonoridade de importantes compositores da música armorial criada no início da década de 1970. O repertório que embala as aventuras do poeta Joaquim Simão e sua companheira Nevinha (personagens de Suassuna) exibe peças de Guerra Peixe, Capiba, Zoca Madureira, Clóvis Pereira e Jarbas Maciel.

No espetáculo montado pela Orquestra de Mato Grosso, os atores Thyago Mourão, Daniela Leite, Karina Figueredo e Sandro Lucose encarnam os personagens idealizados por Suassuna. Na trama, o poeta Joaquim Simão se vê em meio a dilemas que externam três de suas principais fraquezas: preguiça, poesia e mulher.



“A cada ano, buscamos temas ricos e transversais, capazes de abrir múltiplas possibilidades para professores de diversas disciplinas, fazendo com que a arte contribua para o cotidiano escolar e preste efetivamente um serviço para a educação”, conclui o maestro Leandro Carvalho.

Sobre o Movimento Armorial, Ariano Suassuna o definiu, na época, como um movimento que pretende realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da nossa cultura. E “A Farsa da Boa Preguiça”, escrita em 1960, tem muita representatividade nas intenções desse movimento.

Considerada uma das obras primas de Suassuna, o texto faz elogio a preguiça, ou como melhor define seu autor, “um elogio ao ócio criativo”, premissa básica do espetáculo adaptado por Sandro Lucose e Leandro Carvalho para o público mato-grossense.

“A Farsa da Boa Preguiça" foi escrita apenas três anos após o "Auto da Compadecida" e manteve os mesmos elementos estéticos, aprofundando sua busca na cultura popular e no teatro brasileiro. “Uma história divertida e atemporal, com a linguagem característica de um dos maiores defensores da cultura popular brasileira de todos os tempos. Um espetáculo guiado pelo encanto da Música Armorial e pela genialidade do texto de Suassuna”, adianta o maestro Leandro Carvalho.

Os concertos oficiais, direcionados ao grande público, acontecem nos dias 21 e 22 de agosto, as 20h, no espaço CDL. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que poderá ser trocado até uma hora antes do espetáculo.

Mais informações no site da Orquestra de Mato Grosso AQUI, na página do facebook AQUI ou pelo email: comunicação.orquestramt@gmail.com

Orquestra de Mato Grosso

Criada em 2005, a Orquestra é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Suas três principais séries de concertos - Oficiais, Didáticos e Populares -, são realizadas em conjunto com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e têm os patrocínios do Grupo André Maggi, Agro Amazônia Soluções Integradas e Agro Amazônia Produtos Agropecuários. A Temporada 2015 conta ainda com o apoio cultural da TV Centro América, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Ruhling Consultoria Corporativa, Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza e Soul Propaganda.

Serviço

Espaço CDL Cuiabá
Endereço: Anfiteatro Adão Flores - Rua Cândido Mariano nº 775, Centro, Cuiabá-MT (esquina com a R. Marechal Deodoro)
Telefone: (65) 3027-1824
Imprimir