Imprimir

Notícias / Tecnologia

Golpe no WhatsApp usa ‘descontos’ na Zara e H&M para roubar dados

TechTudo

 Usuários do WhatsApp precisam ficar atentos a um novo golpe transmitido através do mensageiro. Criminosos estão disseminando mensagens com descontos falsos para as lojas Zara e H&M. O esquema reproduz o mesmo modelo usado em uma ação que buscava chamar a atenção da vítima oferecendo um desconto de R$ 500 na Starbucks.

Exclusivo: Android é alvo de 99% dos vírus para smartphones, diz Kaspersky

A mensagem faz a oferta desde que a vítima aceite realizar uma pesquisa. O usuário que clicar no link é levado para um anúncio, que pede que a mensagem seja compartilhada com dez contatos para que os descontos sejam liberados. Desta forma, a ação acaba se espalhando pela rede.

O uso das lojas Zara ou H&M varia de acordo com a localização da vítima, segundo Dmitry Bestuzhev, diretor de pesquisa e análise da Kaspersky Lab na América Latina. O objetivo dos criminosos é "obter informações pessoais dos usuários para explorá-las em outras campanhas de spam, phishing ou malware”. Além disso, no final de cada pesquisa os criminosos têm a oportunidade de apresentar às vítimas outros elementos maliciosos.

Ele também salientou que os usuários precisam ter muito cuidado com links e conteúdos compartilhados em redes sociais, já que a maioria das ofertas não são legítimas. “Além disso, é aconselhável não fornecer informações pessoais em troca de prêmios, pois seus dados, reputação e segurança podem estar em risco”, completa.

De acordo com Dmitry, os criminosos sempre optarão por temas universais e marcas conhecidas para atrair a atenção do público.
Imprimir